Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Enem 2017 lança mais recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

Exame disponibilizará atendimento específico para aqueles que precisam de algum auxílio extra

POR:
Laís Semis
Foto: Shutterstock

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá alterações de regras e novidades para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência ou de necessidades especiais na edição de 2017. As informações constam do edital da prova, divulgado nesta segunda (17/4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ministério da Educação (MEC) já havia lançado consulta pública e adiantado algumas das mudanças em março. Um dos novos recursos oferecidos pelo exame, ainda em caráter experimental, é voltado para os participantes com deficiências auditivas. Estes terão a opção de ter as questões da prova traduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por um dispositivo de vídeo. Como nos anos anteriores, os participantes com deficiência ou com condições especiais podem solicitar tempo adicional de 60 minutos, mas só poderão fazê-lo no ato da inscrição. Aqueles que não se encaixam nos casos previstos para o atendimento especializado, mas possuem alguma condição de saúde que pede algum recurso auxiliar para a realização da prova, como liberação do uso de bombinha de asma para quem sofre da doença, também poderão ser atendidos.

O exame será realizado em 5 e 12 de novembro - dois domingos consecutivos para atender aos alunos sabatistas - e estará com inscrições abertas entre 8 a 19 de maio pelo site do Enem. O valor da taxa também sofreu alterações: de R$ 68, em 2016, passa a custar R$ 82.

A isenção de taxa para alunos que concluírem o Ensino Médio na rede pública em 2017 continua sendo automática. Para outras solicitações de isenção, antes feitas por meio de uma declaração do candidato sobre baixa renda familiar, agora precisarão de comprovações mais completas, como o Número de Identificação Social (NIS). Participantes que se encaixam na Lei 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de ensino superior, também serão beneficiados. Quem for atendido e não comparecer aos dois dias de prova, terá de justificar ausência via atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência, caso solicite isenção novamente para 2018.

Visando aumentar a segurança da prova e evitar fraudes - como já ocorreu em anos anteriores -, o Enem terá os cadernos de questões e cartões-resposta personalizados com nome e número de inscrição dos participantes neste ano.

Acesse o quadro comparativo completo de mudanças do Enem no site no Inep.

Tags