Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Teste: você dá atenção suficiente à sala dos professores?

Faça o teste e descubra!

POR:
Sophia Winkel

1 - A sala dos professores da escola onde atuo:
A. Foi pensada para esse fim e atende às necessidades dos docentes.
B. Foi um espaço reaproveitado, mas com mudanças para ser funcional.
C. Não é exatamente uma sala dos professores, na verdade eles só deixam o material lá.

LEIA MAIS Como transformar a sala usada pela equipe em um espaço de trocas e convivência

2 - Os professores usam esse espaço com mais frequência para:
A. Trabalhar e fazer trocas de experiências profissionais.
B. Passar o tempo, não há nada muito produtivo acontecendo ali.
C. Fazer queixas diversas sobre alunos, famílias e colegas.

3 - A percepção dos professores sobre esse ambiente é:
A. Positiva. Eles gostam de frequentar o espaço.
B. Não se fala muito disso. Também acho que nunca perguntei.
C. Negativa. Sei que alguns docentes evitam o lugar.

4- Os combinados para a convivência que temos na sala dos professores:
A. Funcionam muito bem e sempre vamos nos lembrando de que eles existem.
B. Às vezes funcionam, às vezes não. Há alguns professores que são bem difíceis.
C. Não temos combinados. Num espaço frequentado por adultos, não vemos necessidade disso.

5 - As informações sobre encontros, reuniões, prazos e eventos:
A. Ficam no mural, bem organizadas e sempre atualizadas pela gestão.
B. Não há um lugar fixo, mas há informações quando alguém acha pertinente compartilhar.
C. Não temos a prática de divulgar as atividades assim. Damos os comunicados oralmente.

6 - Ferramentas tecnológicas e materiais de consulta:
A. São suficientes e estão sempre disponíveis para o uso dos docentes.
B. Nossos materiais poderiam ser melhores, mas os professores aproveitam ao máximo.
C. Nossa sala dos professores não oferece essas possibilidades.

CONFIRA O RESULTADO DO TESTE
Se você assinalou mais...

ALTERNATIVAS A
É provável que a sala dos professores onde você atua seja um ambiente agradável. É notória a preocupação com o espaço e o esforço da equipe para que esse lugar esteja sempre preparado para atender bem às necessidades dos docentes. Parabéns a todos!

ALTERNATIVAS B
A sala dos professores da sua escola está ficando em segundo plano. Ela acaba sendo um espaço que poderia atingir um maior potencial, mas é esquecido pela gestão. Não há planejamento, organização ou cuidado com esse ambiente. Como é de se esperar, o clima também poderia ser melhor! Vamos dar uma chance à sala dos professores e conferir quais serão os resultados dessa mudança? Pode ser que os professores estejam ansiosos por isso!

ALTERNATIVAS C
Está na hora de começar a pensar na transformação desse espaço. Ao que parece, a sala dos professores merece um maior cuidado. O clima está ruim, não há diálogo ou interação, fazendo com que os professores se sintam em constante tensão. Um caminho é convidá-los a participar, desde o planejamento, da melhoria desse espaço, para que ele se torne um ambiente mais acolhedor.

Como tornar os docentes pertencentes (e não usuários!) da sala dos professores?

  • Convide a equipe a pensar sobre o que espera desse espaço. Um questionário com poucas perguntas ajuda a reunir essas informações. Deixe claro que a ideia é organizar a sala, mas levando em conta as possibilidades da escola.
  • Discuta sobre as relações que se estabelecem nesse espaço. Além da otimização do ambiente, como poderiam melhorar a interação da equipe e o clima da sala?
  • Fotografe o local e pense sobre quais transformações seriam desejáveis para o espaço. Traga imagens coletadas na internet para inspirar todo o resto da equipe.
  • Planeje o orçamento e a execução da mudança. Informe toda a comunidade para que voluntários com habilidades em artesanato, design e decoração se apresentem.
  • Envolva a equipe na execução e implementação do que foi planejado em conjunto.

Aprofunde sua leitura