Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como preencher o Censo Escolar

César Wedemann, do QEdu, responde às principais questões sobre a coleta anual de dados da Educação Básica

POR:
Caroline Monteiro

O bate-papo foi transmitido ao vivo no dia 16 de maio de 2017

Conversamos com César Wedemann, CEO do QEdu, plataforma que reúne os principais dados educacionais do Brasil, para esclarecer algumas dúvidas sobre o Censo Escolar. O Censo coleta anualmente dados da Educação Básica no país. Neste ano, o levantamento será feito do dia 31 de maio até 31 de julho, pelo sistema online Educacenso. 

Os dados são preenchidos por gestores de todas as escolas, tanto públicas quanto privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Leia um resumo do bate-papo ou assista à conversa completa no vídeo abaixo:

Para que serve o Censo Escolar? 

“O Censo é uma coleta de dados anual feita pelo MEC juntamente às escolas e é importante por três motivos. O primeiro deles é que o levantamento mostra um raio-x do país, ressaltando o que está acontecendo nas escolas, o que tem de recurso e o que falta, o que os professores mais precisam. Com esse raio-x, o poder público consegue alocar melhor os recursos e embasar as decisões. Por fim, o Censo é um dos fatores para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

”, explica César.

Como são os formulários do Censo Escolar?

“São quatro formulários. Um deles é dos alunos e coleta dados como nome, gênero, endereço e necessidades especiais etc. O segundo é sobre os gestores, professores e a formação que eles têm. O próximo é sobre as turmas. Neste, os gestores devem responder perguntas como quantas turmas existem e quais anos e etapas de ensino a escola atende. O último é sobre os recursos e dependências da instituição. Nesse ponto, devem ser fornecidas informações sobre equipamentos, infraestrutura e localização da escola.”

O que devo ter em mãos para preencher o Censo?

“Normalmente, o Censo faz as mesmas perguntas que no ano anterior. Podem haver algumas mudanças ou ajustes mas, no geral, as questões são iguais. É importante que os gestores tenham todas as matrículas registradas e conheçam bem as suas escolas, as dependências, saibam quantas máquinas existem, se a conexão é banda larga ou tradicional. Conheçam o corpo docente. Esses registros são importantes para o Censo, mas também para a gestão escolar funcionar bem. Como a rotina é bem complicada, com tempo escasso, é bom se organizar. Sentar e preencher. Não são grandes informações críticas.

No cenário ideal, as escolas já têm todas as informações, mas, às vezes, é preciso falar com a comunidade e levantar mais dados. Não há motivo para temer o Censo. A organização deixa o processo bem tranquilo.”

Quais dados se destacaram no Censo Escolar de 2016?

"O MEC divulgou recentemente as informações do Censo Escolar 2016. Alguns dados de destaque foram que, no ano passado, tivemos 48,8 milhões de matrículas, do Ensino Infantil até o Médio. Além disso, ficamos sabendo que há 187 mil escolas e 2,2 milhões de professores no país, dos quais 80% estão na rede pública e a maioria nos municípios. Desses, 260 mil atuam em creches, porque as etapas iniciais demandam mais atenção. No site do QEdu, é possível ter acesso a dados e gráficos sobre as escolas, os municípios, os estados. No site do Ministério da Educação (MEC), o gestor consegue ver as informações que forneceu no Educacenso e acessar os dados brutos de 2016 de todo o Brasil, como uma série de planilhas e números.”