Quatro dicas para um projeto institucional de sucesso
POR: Muriele Massucato
Olá colegas,
Há pouco tempo, finalizamos na escola a redação do projeto temático que será desenvolvido por toda a equipe docente e suas turmas ao longo do ano letivo de 2017.
Mas, antes de contar sobre esta experiência, vamos falar um pouco sobre o conceito de projeto (que também deve ser discutido com a equipe em HTPC):
Um projeto é uma metodologia de ensino-aprendizagem que busca atender a uma demanda do contexto real da escola (como o exemplo de assembleias escolares do post anterior) ou do currículo de cada turma.
Por isso, um projeto que será abordado em todas as turmas da escola não pode surgir da idealização de duas ou três pessoas da equipe gestora. Tem que nascer do coletivo que conhece as necessidades de “onde pisa” e sabe, portanto, abordá-las ao longo do processo de desenvolvimento das etapas. Veja como fazemos:
1) Escolha do tema
Na EMEB Vereador José Avilez, conversamos no começo do ano sobre a estratégia de trabalharmos com projetos como uma modalidades organizativa do trabalho docente. Compartilho aqui com vocês o material que organizamos para esta conceitualização.
A partir disso, com todos os educadores presentes, indicamos e votamos quais temas poderiam envolver todo o coletivo da escola. Ou seja, assuntos amplos e geradores, com possibilidades didáticas para todas as turmas. O desafio não era fácil, porque na escola atendemos turmas da creche ao Ensino Fundamental; mas a equipe se engajou e lançou várias propostas. O grande tema “arte” foi eleito com o maior número de votos. Consideramos que é uma ferramenta de leitura de mundo, de comunicação e expressão.
2) Definição de subtemas
Eu e a minha parceria de coordenação elaboramos a escrita inicial do projeto, considerando as intenções da equipe de professores. Pedimos a eles que escrevessem uma parte específica de acordo com o currículo anual de sua turma e, com base nisso, propusessem um subtema.
Para cumprir a atividade, os docentes realizaram rodas de conversa com as crianças. Nessas conversas, nasceram opções de atividades e outros questionamentos, como por exemplo: "o que é arte para as nossas crianças?".
Atualmente, os subprojetos estão em fase final de redação e, para contribuir com a equipe docente, nós, coordenadoras pedagógicas, discorremos um pouco em HTPC sobre quais elementos precisam constar na escrita de um projeto. Segue aqui um roteiro simplificado que elaboramos para ajudar os professores.
3) Planejamento e desenvolvimento do projeto
Agora, cabe à coordenação acompanhar o desenvolvimento do projeto institucional na prática, de modo que ele seja gradativo e processual e siga o processo de aprendizagem da turma.
Costumo ser muito clara com a equipe docente quanto à importância do projeto fazer parte do planejamento semanal do professor. Isso evita ações ocasionais, sem relevância e também a correria às vésperas do evento de final de ano da escola — onde socializamos os estudos das turmas e suas apresentações culturais como produto final.
Outras possibilidades de acompanhamento do coordenador pedagógico são as observações em sala de aula e visitas às turmas para presenciar algumas etapas dos projetos e, assim, poder contribuir com mais sugestões para ampliação dos estudos.
4) Visitas e saídas culturais
A equipe gestora está organizando visitas-estudos condizentes com as temáticas estudadas por cada turma. Isso ajuda a ressignificar os famosos “passeios escolares” para transformá-los, de fato, em momentos de estudo relevante e aprofundamento dos temas.
Também estamos organizando uma saída cultural com a equipe docente, para que possam vivenciar a arte fora dos muros escolares e inspirá-los no desenvolvimento deste tema em salas de aula. Espero que dê tudo certo!
E vocês, colegas, como planejam e acompanham os projetos nas escolas em que atuam?
Um abraço e até a próxima!
Muriele Massucato
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