Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Final de semestre: É a hora de analisar o andamento do trabalho na escola

POR:
Eduarda Diniz Mayrink
Shutterstock

Olá, pessoal,

Estamos quase terminando o primeiro semestre letivo de 2017. O tempo passa muito rápido. No meu caso, muitas das coisas previstas ainda não foram cumpridas no primeiro semestre, embora o trabalho tenha sido intenso. Muitas tarefas surgem na rotina do coordenador neste período e é preciso priorizar quais ações realizar.

Geralmente costumo aproveitar para analisar como foi conduzido o processo de ensino-aprendizagem, quais conteúdos foram trabalhados, quais os resultados obtidos pelas crianças e também como está o desenvolvimento da formação dos professores. Além disso, revejo o plano elaborado pela equipe no início do ano, verifico quais metas conseguimos cumprir e quais ainda precisam ser colocadas em prática.

O meu trabalho neste final de junho e início de julho está focado no acompanhamento dos conteúdos trabalhados em relação ao ensino das operações e à resolução de problemas. Pretendo realizar com os professores e com meus parceiros coordenadores de outras escolas um trabalho de campo. O foco será os cadernos dos alunos e o livro didático em relação ao ensino das operações.

O que os professores ensinaram? Como ensinaram? Quais conteúdos foram trabalhados? O que as crianças aprenderam? Como avaliaram? Quais são as necessidades de aprendizagem dos alunos em relação às operações na série em que atuam? Que tipos de problemas foram trabalhados em sala? Quais são as necessidades de aprendizagem dos professores? Como se deu a evolução do ensino desse conteúdo ao longo das diferentes séries? Como o livro didático está sendo utilizado em relação ao ensino das operações? Que tipos de problemas foram trabalhados? O que estava no currículo mas não foi estudado?

Essa análise não significa verificar o quanto conseguiram cumprir e identificar quais alunos aprenderam ou não. E sim o que o professor ensinou e como foi esse processo. Na verdade, a ideia é construir um panorama de cada turma.

No final do semestre, com ajuda de uma planilha, terei um retrato de cada turma e saberei quais pontos precisam ser retomados e o que é preciso rever no currículo, por exemplo. Consigo refletir sobre as estratégias utilizadas pelos professores  e principalmente o que os professores precisam aprender para eu poder ajustar o meu plano de formação no semestre seguinte.

Vamos realizar essa análise em todas as escolas. No final do semestre, socializaremos e, juntas, nós coordenadoras da rede planejaremos um processo de formação com os professores. Identificaremos  as necessidades, definiremos as estratégias que serão utilizadas com os professores e elaboraremos  ações adequadas para aprimorar ainda mais a prática dos professores em relação à resolução de problemas e ensino das operações.

E vocês coordenadores, quais serão suas ações neste final de semestre?

Abraços,

Eduarda