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O que é e como funciona a equipe diretiva

Ninguém é mais importante: todos os integrantes da gestão cumprem funções que se complementam para o bem da escola

POR:
Laís Semis
A parceria entre a equipe gestora é fundamental para a tomada de boas decisões administrativas e pedagógicas. Crédito: Getty Images

Diretor e coordenador pedagógico formam a dobradinha que comanda as ações na escola. Enquanto o diretor fica responsável pela organização de todos os processos, articulação da equipe e tomada de decisões, o coordenador entra com articulação no planejamento, currículo, avaliação da aprendizagem e formação continuada dos professores. Outros atores, menos comuns na maioria das escolas, também podem compor a equipe gestora, como é o caso do vice-diretor (também chamado de diretor-assistente em algumas redes), o supervisor de ensino e o orientador pedagógico. Cada qual no seu quadrado, quando a parceria está bem afinada a escola conta com uma equipe diretiva em que o objetivo final do ensino-aprendizado vale muito mais.

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“É claro que o diretor responde pela escola e o coordenador não tem pretensão de ultrapassar essa hierarquia”, diz Cristina Gazotto, coordenadora pedagógica que atua na Secretaria Municipal de Educação em Mogi Mirim, São Paulo. “Mas se o diretor não der autonomia ao coordenador, fica difícil avançar porque quem tem o domínio da pedagogia é o coordenador”.

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Na secretaria, Cristina vem trabalhando com formação continuada das equipes gestoras das escolas municipais e uma das ações é oferecer treinamento em Pedagogia para diretores. A experiência vem mostrando, até agora, que quando há um conhecimento mais aprofundado das funções um do outro, o trabalho tende a fluir melhor na escola. “O foco tem que estar no pedagógico porque não adianta a escola estar linda, se as crianças não aprendem”, defende. Marcelo Clementino, vice-diretor da EE Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, concorda. Para ele, a comunicação entre todos os membros da gestão é fundamental. “O mais importante é a gestão estar alinhada. Pela experiência em nossa escola, percebemos que as conversas semanais entre nós são essenciais para garantir que as ações tenham foco no aluno”, explica Marcelo.

Tendo em mente esse trabalho integrado, até questões tradicionalmente vistas como administrativas ganham uma nova perspectiva. Na rede de Mogi Mirim, por exemplo, ainda este mês haverá uma discussão sobre o conselho de classe, em que o foco estará na aprendizagem das crianças, o que aprenderam, o que vão aprender e como os professores planejam realizar esse aprendizado. “Aos poucos, quando existe espaço de discussão, trazemos questões pedagógicas para a mesa”, diz Cristina. Com isso, até ações administrativas acabam se tornando pedagógicas. Embora a questão pedagógica,esteja muito associada às demandas do coordenador pedagógico, é uma questão que também é compartilhada com a direção.  “Mesmo que a participação não seja do mesmo modo e com a mesma frequência, se ela não sabe o que está acontecendo no processo pedagógico, se o trabalho não estiver articulado, a direção pode inclusive atrapalhá-lo”, afirma o vice-diretor Marcelo. Conhecer o pedagógico é fundamental para a tomada de boas decisões. “É preciso ter a visão global de todas as demandas da escola para saber quais são as dificuldades que precisam ser sanadas e como podem se desdobrar em ações práticas”, explica Marcelo.

Na equipe diretiva, é muito importante garantir um alinhamento entre diretor e coordenador pedagógico para que o processo ensino-aprendizagem seja favorecido. Entenda como as funções do diretor e coordenador se complementam no dia a dia:

Projeto Político-Pedagógico (PPP). O coordenador assessora tecnicamente a construção do PPP em todas as suas etapas, enquanto o diretor garante que todos sejam ouvidos e o projeto implementado. E todos é todos mesmo: alunos, pais, professores, equipe de apoio, coordenador, comunidade.

Participação dos professores. Em uma instituição que preza pela gestão democrática, valorizar e garantir a participação ativa dos professores deve ser a norma. Quando eles também são ouvidos em todas as questões que envolvem alunos, melhor ainda. As chances de um trabalho que seja integrador e produtivo são ampliadas. Por concentrar as atividades de formação, o coordenador tem maior contato com a equipe docente e pode ajudar no engajamento da equipe. Embora todos possam sugerir ações de participação, cabe ao diretor garantir que esses espaços e canais estejam abertos.

Interdisciplinaridade. Diretor e coordenador trabalham para integrar conteúdos de professores de diferentes disciplinas e articular as diferentes séries e níveis. É fundamental que ambos invistam nesse aspecto, o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) é essencial.

Processos e registros. Acompanhar e registrar o fazer pedagógico, incluindo fichas de alunos e planos de ação para entender melhor a escola e meio em que está inserida. Ambos são responsáveis pela análise de dados e acompanhamento dos alunos.  

Articulação e organização de recursos. O coordenador articula todo o trabalho da escola, organizando recursos, espaço e atividades pedagógicas. E o diretor garante que os materiais necessários e recursos estarão disponíveis.

Práticas inovadoras. Com apoio da direção, o coordenador promove e incentiva o uso de tecnologias educacionais. Para que isso aconteça, é preciso investir e incentivar a formação continuada para adotar novas metodologias, além da lousa e giz.

Avaliação interna. A partir da análise dos quadros desempenho da escola, diretor e coordenador trabalham na avaliação continuada de todo o trabalho escolar.

Acolhimento. Em papéis diferentes, diretor e coordenador promovem o acolhimento dos professores, funcionários, alunos e pais.

Inclusão da comunidade. Direção e coordenação podem criar um fórum permanente de discussão com todos os segmentos da comunidade escolar, com a finalidade de garantir o êxito do trabalho. As conversas devem acontecer nas reuniões para envolver toda a equipe – e, assim, ficar claro que cada um é responsável pelo sucesso escolar dos alunos.

Normas e horários. Para garantir o gerenciamento eficiente da escola, as normas que regulam a unidade, bem como a escolha dos horários, devem ser feitas tendo em mente o melhor resultado.

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