Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

Cardápio escolar organizado e como diz a lei

Como a secretaria de educação de Três Rios, no Rio de Janeiro, trabalha com a formação dos profissionais responsáveis pela alimentação escolar

Merenda escolar    Foto: ASCOM/SEAD

A secretaria de educação de Três Rios, no Rio de Janeiro, descreve abaixo como se organizou para fazer a formação adequada dos profissionais responsáveis pela alimentação escolar. Esta experiência foi uma das dez finalistas da Ação de Reconhecimento do Conviva em 2017.

 

Veja a seguir o texto publicado originalmente na plataforma Conviva:

“A Secretaria Municipal de Educação tinha urgente necessidade de capacitar novas Nutricionistas, recém chamadas do concurso público municipal, sem experiência anterior com alimentação escolar. Com a oferta do curso a distância, as novas funcionárias fossem inscritas e passaram a adquirir as competências necessárias para o desempenho das funções.

Secretária de Educação se reuniu com toda a equipe da SME, juntamente com os responsáveis pela Alimentação Escolar, e os incentivou a otimizar os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Educação, dentre eles pela alimentação escolar municipal. Entregou aos presentes uma folha de planejamento com ações pretendidas, prazos para estudos e metas, e agendando encontros semanais entre as cursistas do EAD de Alimentação Escolar para trocarem ideias e tirarem dúvidas comuns.

Foi estabelecido pela Secretária de Educação um cronograma de ações por semana, por aula do curso a distância. Foram feitos debates, auto-avaliações e avaliações do curso.

A Plataforma Conviva Educação teve papel fundamental no Projeto de otimização dos serviços da alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino ao disponibilizar o curso a distância. Por meio dele a Secretaria de Educação pôde capacitar suas novas Nutricionistas. A ferramenta de "Cardápio" foi utilizada pelas nutricionistas para elaborar as informações nutricionais - o cálculo nutricional é uma exigência do FNDE, e para cumpri-la seria gasto um tempo enorme. A ferramenta otimizou a utilização do tempo e auxiliou o serviço da Nutricionista.

O serviço no setor de Alimentação Escolar se tornou mais eficiente e as profissionais se sentiram mais seguras nas questões. O domínio das ferramentas disponibilizadas na Plataforma possibilitou a identificação da necessidade de alteração no cardápio escolar para que este seja totalmente adequado às recomendações do FNDE, incluindo a exposição do cálculo nutricional dos cardápios nas unidades escolares.”

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar.

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.