Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Resultado preliminar da Prova Brasil está disponível para consulta

Diretores das escolas participantes têm até 27 de junho para entrar no site

POR:
Paula Peres
Imagem: Shutterstock

Na última quarta-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os resultados preliminares da Prova Brasil e da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, para os diretores de escolas.

Até as 13h59 do dia 27 de junho, as escolas que participaram podem conhecer seus resultados preliminares e entrar com recurso, caso não estejam de acordo. Somente os diretores têm acesso por enquanto, através de seu CPF. O cadastro está disponível para ser feito desde maio, mas segundo informações do site do Inep, ainda é possível realizá-lo antes de visualizar os resultados.

LEIA MAIS: BNCC: Como as competências gerais se refletem no PPP e no currículo da escola?

Os resultados finais serão disponibilizados em agosto, através do Boletim da Escola e do Painel Educacional, novamente restritos às escolas e redes de ensino que cumprirem os critérios estabelecidos pela portaria do Inep que regulamenta o processo. O relatório com dados dos resultados dos testes e questionários aplicados será divulgado para todos em dezembro.

O que é o Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por três avaliações externas em larga escala: a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como

Prova Brasil e aplicada para todos os estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas com pelo menos 20 alunos matriculados nas turmas avaliadas; a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), voltada para uma amostra de estudantes do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio que não atendem aos critérios de aplicação da Prova Brasil; e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), aplicada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

LEIA MAIS: Quem tem medo da Prova Brasil? Dicas para a escola lidar com a avaliação

Em 2017, o Saeb avaliou estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de cerca de 73 mil escolas. A novidade foi a participação de todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas. As escolas particulares que demonstraram interesse também puderam participar da avaliação.

Aprofunde sua leitura