Resultado preliminar da Prova Brasil está disponível para consulta
Diretores das escolas participantes têm até 27 de junho para entrar no site
POR: Paula PeresNa última quarta-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os resultados preliminares da Prova Brasil e da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, para os diretores de escolas.
Até as 13h59 do dia 27 de junho, as escolas que participaram podem conhecer seus resultados preliminares e entrar com recurso, caso não estejam de acordo. Somente os diretores têm acesso por enquanto, através de seu CPF. O cadastro está disponível para ser feito desde maio, mas segundo informações do site do Inep, ainda é possível realizá-lo antes de visualizar os resultados.
LEIA MAIS: BNCC: Como as competências gerais se refletem no PPP e no currículo da escola?
Os resultados finais serão disponibilizados em agosto, através do Boletim da Escola e do Painel Educacional, novamente restritos às escolas e redes de ensino que cumprirem os critérios estabelecidos pela portaria do Inep que regulamenta o processo. O relatório com dados dos resultados dos testes e questionários aplicados será divulgado para todos em dezembro.
O que é o Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por três avaliações externas em larga escala: a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil e aplicada para todos os estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas com pelo menos 20 alunos matriculados nas turmas avaliadas; a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), voltada para uma amostra de estudantes do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio que não atendem aos critérios de aplicação da Prova Brasil; e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), aplicada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
LEIA MAIS: Quem tem medo da Prova Brasil? Dicas para a escola lidar com a avaliação
Em 2017, o Saeb avaliou estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de cerca de 73 mil escolas. A novidade foi a participação de todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas. As escolas particulares que demonstraram interesse também puderam participar da avaliação.
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-