Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

Calendário Escolar organizado e ao alcance das escolas

A experiência de dois municípios mostra como organizar o calendário com uma ferramenta do Conviva Educação

Foto: rawpixel/Unsplash

Organizar o calendário escolar e fazer a articulação com as escolas é uma das grandes preocupações das secretarias de Educação. Para colaborar com essa tarefa, o Conviva Educação criou uma ferramenta que permite às escolas construir seus documentos. O Calendário Escolar do Conviva já é usado por mais de 600 escolas e entre as facilidades desse ambiente estão os cálculos automáticos de horas e dias letivos e a possibilidade de toda a secretaria consultar pelo computador as datas do semestres, provas e reuniões. Além disso, os calendários podem ser impressos e distribuídos para toda a rede. Cada município incorpora a ferramenta em sua rotina de uma forma diferente. Veja a seguir como os municípios de Humaitá, no Amazonas, e Caratinga, em Minas Gerais, estão fazendo uso dessa ferramenta.

Equipe da Secretaria de Educação do município de Humaitá, no Amazonas   Foto: Acervo pessoal

Cada escola inclui suas datas
Em Humaitá (AM), existe um calendário comum para o município e outros específicos para cada unidade escolar. Como 62 das 83 unidades estão na zona rural e muitas vezes ficam distantes da sede, a secretária de educação Raimunda Darque de Souza e sua equipe consultam os calendários de cada escola para planejar visitas e acompanhar as ações realizadas.

“Os dados online economizam papel e facilitam a troca de informações entre as escolas e nossa equipe”, conta José Augusto Cordeiro da Costa, técnico da secretaria. Ele explica que os diretores das escolas incluem, por exemplo, datas de reuniões pedagógicas, encontros com os pais e comemorações. Como em alguns locais não há sinal constante de internet, cabe ao supervisor que visita a unidade preencher os dados quando está em áreas com acesso online. Assim, os calendários ficam sempre atualizados.

Planejamento para as visitas da secretaria
Em Caratinga (MG), o técnico Moisés Miranda Corrêa de Lima realizou uma formação com as secretárias e diretores das escolas do município para apresentar a ferramenta Calendário Escolar, do Conviva. Segundo ele, em menos de duas horas os participantes preencheram os dados de todo o ano com suas datas festivas e dias de reposição de aula - informações que variam em cada unidade escolar. A secretaria considera importante liberar o acesso dessa ferramenta para as 47 escolas da rede que demonstrarem interesse, já que ela facilita a organização interna e também o acompanhamento pela secretaria de Educação das ações realizadas. “Temos escolas a 90 km de distância do centro, o que dificulta a comunicação. Mas acessando as informações pela ferramenta, nossa secretária de Educação consegue montar um cronograma de visitas às unidades, procurando estar presente em cada uma”, diz Moisés.

Mudar para melhor
A equipe de desenvolvimento tecnológico do Conviva mantém contato constante com os usuários para identificar as melhorias que precisam ser realizadas nas diferentes áreas da plataforma. Em relação à ferramenta de Calendário, entre maio e junho de 2018 passou a ser possível:

- Customizar os tipos de evento

- Diferenciar com cores e símbolos os tipos de evento, facilitando a visualização das informações incluídas.

- Imprimir em diferentes formatos (em lista ou por mês) e cores.

Para Valéria Rodrigues, articuladora do Conviva em Goiás, o calendário otimiza tempo e ainda garante a precisão no cumprimento dos dias letivos, conforme indica a legislação e precisa ser aprovado pelo conselho escolar. Como a funcionalidade permite que a secretaria crie calendários diversos para educação infantil, ensino fundamental ou médio, entre outros, facilita o planejamento conforme as particularidades das diferentes etapas. Acesse o Calendário e experimente!

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.