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Campos de experiência na Educação Infantil

Veja os materiais e saiba como trabalhar com os cinco campos de experiências indicados na BNCC

Brinquedos no tanque de areia    Foto: Markus Spiske/Unsplash

Como realizar as propostas pedagógicas da Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O que são os direitos de aprendizagem e de que forma interação e brincadeira devem ser contemplados em sala de aula? Como trabalhar com os cinco campos de experiências (o eu, o outro e o nós; corpo, gesto e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações)?

Pensando nos desafios de implementação da BNCC, o Movimento pela Base Nacional Comum elaborou materiais para apoio das secretarias. Eles podem subsidiar discussões e serem utilizados nas Semanas Pedagógicas (leia reportagem do Conviva sobre esses encontros entre educadores e secretarias) e formações continuadas ao longo de 2019.

LEIA MAIS   Assista ao vídeo e veja como trabalhar os campos de experiência com desenho coletivo

O vídeo ao vivo transmitido em janeiro com as especialistas em educação infantil Zilma de Oliveira (Instituto Superior de Educação Vera Cruz, livre-docente aposentada da Universidade de São Paulo e consultora do Ministério da Educação na elaboração da BNCC) e Beatriz Ferraz, diretora da Escola de Educadores, está disponível na íntegra neste link, na página de Facebook do Movimento pela Base, e nos trechos selecionados abaixo pelo Conviva.

LEIA MAIS   Vídeo mostra como trabalhar os campos de experiência no tanque de areia

As especificidades da educação infantil, o documento que baseou a organização por campos de experiências (e não disciplinas) e explicações sobre cada um dos campos:

 

O que são as experiências da criança e como isso se relaciona com o trabalho do professor:

 

 

O que são os direitos de aprendizagem e como estão presentes na prática pedagógica:

 

 

A importância dos objetivos e dos direitos de aprendizagem:

 

 

Outros materiais de destaque sobre esse tema que o Movimento pela Base elaborou estão reunidos neste link e também abaixo.

1. Publicação Campos de Experiências: Efetivando Direitos e Aprendizagens na Educação Infantil, escrita pela especialista Zilma de Oliveira. Pode ser utilizada nos momentos de formação com coordenadores e diretores pedagógicos escolares e técnicos de secretarias e traz discussões sobre a organização de atividades pedagógicas baseadas nos Campos de Experiências. Está disponível na Biblioteca do Conviva neste link e de forma resumida no PDF interativo.

2. Já o Curso “Os Campos de Experiências na BNCC da Educação Infantil” foi realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a Associação Nova Escola e o Instituto Singularidades. É online, gratuito e tem duração de duas horas. O foco do EAD é apresentar aos professores a proposta da BNCC para a educação infantil, mostrar como se difere dos referenciais curriculares, e de que forma os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento podem ser efetivados na prática.

Por fim, “A educação infantil que queremos construir” é o tema do vídeo que o Conviva elaborou levando em conta as orientações da BNCC. Você assiste a seguir:

 

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar

 

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente.