Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Baixe uma apresentação para a primeira reunião pedagógica do ano

Faça o download dos slides com um passo a passo para falar sobre a BNCC e currículo com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

POR:
Ana Ligia Scachetti, Gabriely Araújo
Foto: Getty Images

O ano letivo começa com um desafio a mais para diretores e coordenadores pedagógicos: aproximar os professores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos novos currículos municipais e estaduais alinhados a ela. Que tal já incluir esse tema na sua primeira reunião pedagógica do ano?

NOVA ESCOLA e Fundação Lemann produziram uma sugestão de roteiro para realizar uma reunião da Semana Pedagógica sobre esse assunto. Confira abaixo e baixe as apresentações com os slides que você pode usar para equipes da Educação Infantil, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.

Veja abaixo o roteiro e clique nos links abaixo para fazer o download dos slides em PDF:

Apresentação para Educação Infantil 

Apresentação para Ensino Fundamental (anos iniciais)

Apresentação para Ensino Fundamental (anos finais)

Pauta de formação: Semana Pedagógica 2019
Formação para o currículo

Objetivo: Examinar a BNCC ou o novo currículo municipal/estadual para que esses documentos sejam utilizados em sala de aula.

Estudo prévio

Antes de começar o trabalho com a sua equipe, avalie o que você já sabe sobre a BNCC ou o currículo do seu município/estado.
Caso ainda não tenha tido a oportunidade de estudar a respeito, sugerimos que você faça o curso gratuito sobre a Competências Gerais da BNCCÉ possível também fazer o download da BNCC comentada no site da Base Nacional Comum. No campo do Ensino Fundamental, por exemplo, os filtros permitem o download das competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em todas as áreas do conhecimento. 

Você também pode ler nosso guia especial BNCC Na Prática com foco nos desafios dos gestores escolares. 
Caso queira aprofundar o seu olhar sobre um dos componentes, há guias que mergulham em cada um deles. Clique aqui.

Materiais necessários

  • Computador
  • DataShow ou projetor
  • Papéis para anotação
  • Canetas
  • Cópias impressas dos textos introdutórios de cada componente da BNCC ou do currículo (você deve providenciar uma cópia por grupo ou dupla) e cópias impressas de alguns planos de aula NOVA ESCOLA (ou computadores conectados à internet).

Dicas

A formação dura cerca de 4 horas e está dividida em duas etapas: Conhecendo e discutindo o currículo e O currículo na sala de aula.

Sugerimos que você teste os equipamentos antes da reunião para garantir, por exemplo, que o som vai funcionar e será possível usar o vídeo.
Apresentação em PPT.

Nos slides, indicamos um percurso para você realizar durante a formação da sua equipe. Sinta-se livre para aproveitar todas as propostas ou adaptar algumas delas às suas necessidades.

 Passo a passo

Veja, abaixo, sugestões de ações e leituras complementares para cada parte da reunião. Lembre-se que você pode seguir todas as nossas sugestões ou aproveitar parte delas e adaptar às suas necessidades.

PARTE 1 — CONHECENDO E DISCUTINDO O CURRÍCULO — 2H

A — Por que estamos aqui? — apresentação de objetivos — 30 min.

Passo 1

Organize os professores em círculo e leia o objetivo do encontro: “Conhecer o currículo e vivenciar suas propostas em sala de aula”.

Pergunte: O que vocês já ouviram falar sobre a BNCC? Deixe que alguns comentem e, caso vocês já tenham tido formações ou reuniões sobre a Base ou o novo currículo, relembre-os e incentive que listem os pontos principais desses momentos.

Exiba o vídeo sobre as 10 competências da BNCC: https://bit.ly/2WgOP8k ou o vídeo sobre a proposta da Base para a Educação Infantil: https://bit.ly/2t17pUU  

Passo 2

Peça que cada professor responda às questões do slide nos papéis que você vai distribuir. Depois, recolha os papéis, reúna os aspectos semelhantes das respostas dadas e faça um resumo de com quais competências a equipe mais tem familiaridade e com quais tem menos.  

Reserve alguns minutos para o caso de alguém desejar comentar se teve alguma surpresa ao pensar sobre sua familiaridade com as competências.

Material complementar: Assista aos vídeos da série BNCC em profundidade.

Mão na massa

A partir desse ponto, você pode organizar a equipe em duplas ou grupos, dependendo da quantidade de professores. Organize esses grupos de trabalho por área de conhecimento ou ano/etapa. Se for possível, tente aproximar professores que não costumam trabalhar juntos, mas têm conhecimentos ou vivências complementares. Para cada tema listado a seguir, reserve um tempo para a discussão em grupo e, depois, peça que eles compartilhem suas conclusões com a sala toda. Dica: controle bem o tempo para conseguir passar por todas as etapas!

B Como o currículo dialoga com a Base Entendendo as principais mudanças 30 min.

Leitura do texto introdutório da BNCC ou do currículo.

Perguntas:

  • Quais são os três aspectos mais importantes?
  • Como eles estão relacionados com a rede e a escola?
  • Leitura complementar: Saiba como cada competência pode ser trabalhada ao longo da Educação Básica aqui: https://bit.ly/2trwkBx

C Como o currículo dialoga com meu componente curricular 50 min.

Leitura do texto introdutório do componente curricular de cada grupo (por exemplo: professores de Língua Portuguesa leem o texto introdutório desta disciplina). Para professores polivalentes, eleja um componente por grupo.

  1. Quais são os três aspectos mais importantes?
  2. Quais deles estão presentes em minha sala de aula?
  3. Há algum que eu poderia usar no meu dia a dia?

Leitura complementar:

  1. Veja quais são as principais mudanças na BNCC por componente curricular aqui:  bncc.novaescola.org.br

PARTE 2 — O CURRÍCULO NA SALA DE AULA — 2H

D  Colocando o currículo em sala de aula  1 h.

Selecione habilidades ou objetivos da BNCC ou do currículo para que os professores possam planejar uma aula. Lembre-os de que uma habilidade é contemplada em várias aulas e proponha que contemplem o uso de metodologias ativas e do trabalho colaborativo, como eles estão vivenciando neste encontro de formação.

Enquanto eles elaboram a aula, circule pelos grupos, procure tirar dúvidas e entender as dificuldades. Anote comentários interessantes dos grupos para compartilhar com os demais no final.

  1. Comparando planos de aula 30 minutos

Selecione planos de aula ou planos de atividade da NOVA ESCOLA que contemplem as habilidades que você utilizou na etapa anterior. 

Distribua os planos impressos ou disponibilize-os em computadores para os professores.

Peça que leiam e depois discutam as perguntas que estão no slide.

  1. Socialização e próximos passos 30 minutos

Faça uma lista coletiva das ações que serão realizadas para superar os desafios que surgirem. Você pode, por exemplo, contemplar mais formações sobre a BNCC nos horários de trabalho pedagógico-coletivo, eleger planos de aula para que os professores testem e observem aulas uns dos outros, prever a participação em formações que serão realizadas pela secretaria etc.