Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Saúde emocional nas escolas é tema de campanha da Undime

Na Vibe da Paz tem como objetivo incentivar a criação de políticas públicas para combater problemas como a depressão entre alunos e professores

POR:
Camila Cecílio
Crédito: Reprodução YouTube/Nova Escola

Uma pesquisa online realizada entre junho e julho de 2018 pela Associação Nova Escola com mais de cinco mil educadores mostrou que 66% dos profissionais já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde. Dentre outros problemas, como ansiedade e estresse, 28% disseram sofrer ou já terem sofrido de depressão.  

Dados como esses e tragédias como a da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, levaram a União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime-SP) a trabalhar o tema nas escolas através da campanha Na Vibe da Paz. Com palestras e ações planejadas, a campanha tem como objetivo incentivar a criação de políticas públicas fundamentadas e eficientes no que diz respeito à saúde emocional de alunos, professores e familiares.

O assunto foi debatido na semana passada pela secretária municipal de Educação, Cristiana Berthoud, que é psicóloga, especialista em famílias e comunidades e membro da diretoria executiva da Undime SP, Ernesto Faria, do IEDE, e as psicólogas Gabriela Casellato Santos e Patrícia Hernandez, do Instituto 4 Estações.

A representante da Undime SP defendeu que a campanha tem foco em toda a comunidade escolar. “Não consideramos a escola como somente professores e alunos, mas sim como todos os envolvidos na Educação: gestores, funcionários, famílias e comunidades do entorno da escola, todos devem participar”, afirmou.

Segundo a especialista, um caminho para compreender o atual momento é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Temos que pensar o seguinte: estamos querendo educar alunos do século 21, somos pessoas do século 21 e estamos fazendo uma escola do século 19, que até fisicamente não proporciona a relação com o outro. Como as pessoas vão se relacionar sentadas em filas? E a BNCC nos convida a uma transformação profunda, é o momento de parar para pensar nisso”, afirmou.

Para entender melhor a campanha e saber mais sobre o tema, assista ao vídeo do debate.

Tags