Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como estão as escolas públicas do Brasil?

Levantamento do Iede aponta que indisciplina, falta de livros didáticos e infraestrutura ainda são grandes problemas para avanço da aprendizagem no país

POR:
Laís Semis
Crédito: Getty Images

Mais de 60% dos diretores das escolas públicas brasileiras enfrentaram problemas com falta de livros didáticos para seus alunos em 2017. A insuficiência de recursos financeiros e a indisciplina foram apontados por parte dos alunos como fatores que mais dificultaram o funcionamento das escolas, de acordo com os gestores. Estes são alguns dos dados compilados a partir de um levantamento feito pelo Iede - Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, com base nos questionários da Prova Brasil em 2017.

Os gestores enfrentam outras dificuldades. De acordo com os questionários, avaliação e monitoramento não são práticas em todas as escolas. E, conforme a região do país, alguns processos que garantem uma avaliação melhor não são cumpridos. No Norte, um a cada três diretores afirma que não há conselho de classe na escola onde trabalha. No Norte e Nordeste, mais de 60% dos diretores de escola são escolhidos por indicação.

Veja a seguir alguns outros dados do levantamento do Iede sobre a Educação no Brasil.

.