Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

#Alguém me explica: o que eu preciso saber antes da prova do Saeb 2019?

Confira 15 perguntas e respostas para entender o que é a avaliação e quais são as novidades com a aprovação da BNCC

POR:
Laís Semis
Crédito: Getty Images

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 serão aplicadas entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro. Se sua escola trabalha com Ensino Fundamental e Médio, com certeza você deve estar familiarizado com o exame. No entanto, a edição 2019 traz diversas novidades – entre elas, a aplicação também do Saeb na Educação Infantil e de matrizes de avaliação alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entenda em 15 perguntas e respostas a proposta do Saeb e quais são as novidades:

O que é o Saeb?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é a principal avaliação externa educacional brasileira. As aplicações são feitas a cada dois anos e são compostas por uma prova de proficiência para os estudantes e por questionários de perfil e infraestrutura a serem respondidos pelos gestores, professores e alunos. Os dados do Saeb compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e permitem produzir indicadores educacionais para o Brasil. A aplicação da prova é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O que ele avalia?
O Saeb é essencialmente conhecido pelas avaliações de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática nos 5º e 9º do Ensino Fundamental e 3º ano do Médio. No entanto, o ensino e aprendizagem é apenas um dos eixos medidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os outros seis eixos de avaliação pautados pelas respostas dos questionários da prova são: equidade (contexto socioeconômico e inclusão), direitos humanos e cidadania (clima escolar e características socioemocionais), investimento (arrecadação de recursos pela escola, mecanismos e programas de financiamento público), atendimento escolar (acesso, infraestrutura, fluxo escolar), gestão e profissionais docentes (formação profissional da equipe e condições de trabalho). 

Em 2019, o Saeb passa a avaliar em caráter amostral também a Educação Infantil, 2º ano do Fundamental alinhado à BNCC (alfabetização) e 9º ano do Fundamental (Ciências da Natureza e Humanas). 

Quando o Saeb é aplicado?
No segundo semestre de anos ímpares, tendo seu resultado divulgado no ano par posterior à realização das provas. Em 2019, as aplicações serão entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro de 2019. Os resultados preliminares de 2019 estarão disponíveis a partir de  31 de maio de 2020, por meio do portal do Inep.

Que instrumentos são usados na avaliação do Saeb?
São usados questionários e provas. Os questionários são divididos em quatro atores diferentes: questionários para Secretaria Estadual ou Municipal de Educação; para os diretores de escola; para os professores das turmas que fazem o Saeb e para os estudantes dessas turmas. Já as provas são divididas em Língua Portuguesa e Matemática (censitário para 5º, 9º e 3º ano do Médio e amostral para 2º ano do Fundamental), Ciências da Natureza e de Ciências Humanas (amostral para 9º ano).

Para que servem os dados dos questionários do Saeb?
Os questionários têm o propósito de contextualizar os resultados das avaliações. A partir deles é possível coletar informações sobre a infraestrutura da escola, dos profissionais da instituição e outros aspectos que podem se relacionar com o desempenho na avaliação. 

Quais são as séries avaliadas em 2019?
Educação Infantil (amostral), 2º ano do Fundamental (amostral), 5º ano (censitário), 9º ano (amostral) e 3 ano do Médio (censitário).

O que é a aplicação censitária e amostral do exame?
A aplicação censitária é um levantamento quantitativo que engloba todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam 10 alunos ou mais matriculados nos 5º e 9º do Fundamental e 3º ano do Médio. A aplicação amostral é feita com uma amostra de escolas previamente selecionadas pelo Inep e que cumpram o requisito dos 10 alunos ou mais matriculados na creche, pré-escola, 2º e 9º do Fundamental. 

As crianças da Educação Infantil farão uma prova?
Não. Uma amostra de representantes (gestores) de instituições públicas ou conveniadas com o setor público que tenham turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil responderão questionários sobre a instituição e seus profissionais. 

Quem faz o Saeb na rede pública de ensino?
Todas as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 ou mais estudantes matriculados no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. Para a aplicação amostral, foram sorteadas instituições públicas e privadas da Educação Infantil, 2º e 9º ano do Fundamental para aplicação, respectivamente, dos questionários, da prova de alfabetização e das provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Turmas multisseriadas fazem a avaliação?
Não. Também não são público-alvo do exame as turmas de correção de fluxo; as de Educação de Jovens e Adultos (EJA); as classes, as escolas ou os serviços especializados de Educação Especial não integrantes do ensino regular; e as escolas indígenas que não ministrem a Língua Portuguesa como primeira língua.

Todas as escolas públicas farão as avaliações de Educação Infantil, alfabetização, Ciências da Natureza e Ciências Humanas?
Não. As avaliações para essas etapas e anos serão feitas em caráter amostral em 2019. Isso significa que apenas algumas escolas selecionadas previamente pelo Inep farão a avaliação. Isso porque as aplicações amostrais funcionam como teste para aplicações posteriores oficiais. Apesar de apenas algumas escolas fazerem as avaliações amostrais, todas as escolas públicas com mais de 10 alunos nos 5º e 9º ano do Fundamental e 3º ano do Médio farão a prova censitária de Língua Portuguesa e Matemática.

Como eu sei se a minha escola é uma das escolhidas para fazer a avaliação amostral?
Todas as escolas selecionadas para participar da aplicação amostral foram contactadas pelo Inep e tiveram que confirmar sua participação. Se você é gestor e não tem certeza se a escola fará a prova, pode tirar a dúvida pelo e-mail saeb@inep.gov.br. Se você é professor, vale consultar o diretor ou coordenador de sua escola para checar a informação.

As provas de Língua Portuguesa e Matemática já serão alinhadas à matriz de avaliação da BNCC em 2019?
Não para todas as séries. Apenas o 2º ano do Fundamental passará por uma aplicação amostral com a matriz alinhada à BNCC.  O 5º e 9º do Fundamental e 3º ano do Ensino Médio serão avaliados pela antiga matriz de competências do Saeb.

Como a BNCC influencia o Saeb 2019?
Com a aprovação da BNCC para a Educação Infantil e Ensino Fundamental em 2017, o Saeb dá os primeiros passos para se adequar ao novo documento educacional. Assim, em 2019, algumas escolas que possuem 2º e 9º ano do Fundamental farão provas já alinhadas à nova matriz de competências trazidas pela BNCC.

Como posso conhecer a nova matriz de competências do Saeb para preparar minha escola para a prova?
No final do ano passado, o Inep disponibilizou um documento de referência do Saeb 2019 (acesse clicando aqui). O documento apresenta as matrizes de referência por área do conhecimento e ano e pode ser compartilhado com a equipe para ser discutido.

O que a edição 2019 do Saeb traz de inédito?
Essa será a primeira vez que uma amostra de instituições públicas ou conveniadas com o setor público da Educação Infantil passarão pela aplicação dos questionários do Saeb. Em 2019 também será a primeira vez que a prova será aplicada em caráter amostral com a matriz alinhada à BNCC.