Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O que os professores esperam de um gestor

A diretora Marlucia Brandão fala sobre a relação do gestor com o corpo docente e compartilha o que os professores esperam de um diretor escolar

POR:
Marlucia Brandão
Crédito: Getty Images

Em toda a minha vida docente, tive a oportunidade de ser acompanhada por vários gestores diferentes. Alguns deles, eu sinto alegria em lembrar. Outros deles, simplesmente passaram por minha história profissional.

Sabemos que um relacionamento saudável, consistente e produtivo deve ser pautado sobre o respeito e o querer bem. Nos relacionamentos profissionais não é diferente. O profissional da Educação divide grande parte do seu dia dentro de uma escola e a boa convivência deveria acontecer de forma natural – mas nem sempre é assim.

Há três anos estou na gestão da EMEIEF “Boa Vista do Sul”, em Marataízes, no Espírito Santo. Desde o início, quando ainda passava pelo processo de eleição para diretores municipais, estava determinada a direcionar todo o meu esforço na realização de uma administração bem próxima aos meus professores. Uma gestão que criasse vínculos de confiança e respeito mútuo e procurasse acompanhar de perto o dia a dia da prática docente de cada um.

Essa tarefa não tem sido tão fácil. Cada professor e professora traz a sua história e cada um é único dentro da instituição de ensino. Por isso, devem ser respeitado em suas particulares e trajetórias profissionais e apoiados em sua prática para que se sintam bem dentro do espaço escolar. Sabemos que um espaço escolar permeado pelo incentivo, diálogo construtivo e aberto aduba ainda mais os ambientes. O diálogo e apoio frutificam as múltiplas aprendizagens, as trocas e os bons relacionamentos.

Acredito firmemente em um trabalho realizado bem próximo ao professor. Um trabalho que o envolva de forma efetiva na gestão, que abra espaço e subsídio para que seja capaz de opinar, pois ele é parte fundamental dentro do universo escolar. Aquele gestor que ainda descarta ou não percebe a importância de propiciar e manter um relacionamento estreito e saudável com o corpo docente, acaba perdendo grandes aliados no seu processo de gestão. Esse movimento acarreta uma administração unilateral e pesarosa, criando sérios momentos de solidão, em que o gestor passa a enxergar o cargo como um fardo difícil de levar.

Precisamos nos lembrar que os professores são e serão sempre a principal voz dentro da escola. Eles estão na linha de frente do processo de ensino e aprendizagem, lidando com a individualidade de cada aluno, suas histórias  e com a forte missão de mediar novos saberes. Assim, cabe ao diretor(a) escolar buscar a excelência na gestão de professores, pois, com professores motivados, poderemos observar ganhos significativos em todo o âmbito escolar.

Para isso é preciso:
- propiciar um diálogo aberto;
- promover a valorização da prática docente;
- incentivar e apoiar os projetos desenvolvidos;
- criar de um ambiente de trabalho saudável, em que eles possam se sentir motivados;
- auxiliar na solução de problemas;
- promover e instigar a cooperação entre professores, especialmente dos antigos da escola com os mais novos, para que a troca aconteça de forma prazerosa e assim aperfeiçoem suas práticas.

Trouxe para vocês a fala de alguns professores da minha escola sobre o que esperam de um gestor:

Um gestor deve ter comprometimento com o grupo que lidera; deve ser proativo, capaz de gerir conflitos, dar e receber feedbacks, ser um estrategista e um bom negociador” 
Professor Adriano Gomes Santos  – 5º ano B, Matutino

“Aquele capaz de ouvir e apoiar a minha prática docente, incentivando-me sempre. Um diretor aberto que possibilite trocas e acima de tudo, que seja humano”
Professora Elizângela  Marvila Silva de Jesus – 3º ano, Matutino

“Acredito em um gestor que vista a camisa da escola e torne o ambiente prazeroso , que proporcione o respeito, o companheirismo  e a liberdade de expressão”
Professora Odete Cristina Marvila Batista – 4º ano, Matutino

“Que o gestor que saiba gerir o seu grupo de professores e alunos, de maneira sábia, fazendo sempre uma mediação entre as partes citadas e proporcionando harmonia”
Professor Thobbias Marques Gomes – Geografia, Vespertino

“Um gestor que me respeite como profissional e como ser humano, o que já acontece em minha escola” 
Professor Victor Martins  Língua Portuguesa, Vespertino

“Um gestor que seja presente, que tenha competência para o cargo e que tenha um bom relacionamento com o corpo docente”
Professora Elizabeth Trucoli Paiva, História

Assim sendo, entendo que o trabalho do diretor escolar deve estar pautado em práticas de gestão que possam inspirar credibilidade e confiança, criando um ambiente interativo e saudável, motivando cada profissional a dar o seu melhor  principalmente os seus professores. Gerir uma escola é lidar com as angústias e os desafios de pessoas, buscando nos professores aliados nesse processo e, dessa forma, descobrindo novas estratégias para se construir a escola ideal.

Um abraço,

Marlucia

Marlucia Brandão é diretora da EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes-ES, desde 2016, e professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística Aplicada ao Português, Psicopedagogia Institucional e Ciências da Educação. Deu aulas em todas as etapas, da alfabetização à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi Secretária de Educação de Marataízes entre 2011 e 2012.