Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Dicas para um bom feedback

Saiba como planejar uma devolutiva mais construtiva para os funcionários

POR:
GESTÃO ESCOLAR
Crédito: Getty Images

O feedback é uma devolutiva do trabalho do profissional visando o desenvolvimento de suas competências e habilidades. O momento não deve ser encarado como uma chuva de críticas, mas como um instrumento reflexivo e construtivo para o desenvolvimento profissional da equipe. Confira abaixo algumas dicas para estruturar o próximo feedback com a sua equipe:

- Seja objetivo: linguagem clara e sem muitos adjetivos é essencial para não cair em julgamentos e deixar o outro na defensiva.
- Traga exemplos concretos: qual é o comportamento que necessita mudança? Qual é a situação em que o comportamento aconteceu? Qual é o impacto dele no entorno ou no trabalho?
- Seja cordial: verbos imperativos, por exemplo, afastam o interlocutor. Não é o momento para apontar dedos, mas para visibilizar comportamentos e oportunizar mudanças de atitude.
- Sugira mudanças: não adianta apenas criticar. Se você acredita que tem algo que possa contribuir, compartilhe com o colega. Mas mantenha o equilíbrio: tente não ser impositivo demais.

Quer saber mais sobre como fazer feedbacks eficientes? Clique aqui e veja nossa reportagem completa.