Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

PNLD 2020: sua escola já escolheu os livros didáticos?

Prazo para escolha das coleções didáticas de todos os componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental se encerra em 16 de setembro

POR:
Laís Semis
Crédito: Agência Brasil/Valter Campanato

Cada edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é focada em uma etapa de ensino. No PNLD 2020, os gestores e docentes deverão selecionar as obras para os anos finais do Ensino Fundamental. Os livros que chegarem às escolas no próximo ano serão utilizados pelas instituições pelos próximos quatro anos. O prazo para escolha neste ano se encerra no próximo dia 16 de setembro. A escolha das obras literárias do PNLD 2020 ocorrerá no primeiro semestre de 2020.

LEIA MAIS Entenda o PNLD e saiba quais foram os livros didáticos mais distribuídos em 2017

Para auxiliar na escolha dos títulos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza o Guia Digital do PNLD (acesse aqui). A publicação reúne informações sobre as obras disponíveis para todas as disciplinas. No Guia, cada livro didático possui uma resenha que contempla uma visão geral sobre a obra, uma descrição sobre os volumes da coleção, uma análise sobre sua proposta teórico-metodológica e considerações sobre os conteúdos na perspectiva de sala de aula. É possível encontrar também informações sobre os princípios e critérios de avaliação das obras e os critérios utilizados para aprovação das coleções que integram o PNLD 2020.

Com o Guia, gestores e professores podem se apoiar em informações de 24 avaliadores, especialistas nas áreas do conhecimento e selecionar as obras que mais se adequam ao projeto da escola. Além dos livros didáticos de cada um dos componentes curriculares, as escolas também poderão escolher uma coleção de Projeto Integrador – aquelas obras didáticas com propostas pedagógicas que integram dois componentes curriculares ou mais. 

As escolas precisam formalizar suas escolhas por meio do sistema PDDE Interativo até o dia 16 de setembro. Confira aqui o passo a passo necessário para a escolha dos livros didáticos do 6º ao 9º ano.