Questionários do Saeb 2019 já estão disponíveis para os gestores escolares
Pela primeira vez, o questionário contemplará Educação Infantil e será feito em formato eletrônico
POR: Laís SemisO Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 começou. As escolas participam de duas formas da avaliação externa: aplicando as provas para as séries finais de cada etapa de ensino e respondendo questionários sobre formação profissional, aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico e cultural, práticas pedagógicas, formas de gestão, recursos disponíveis e infraestrutura.
Embora os testes direcionados aos alunos estejam programados para 21 de outubro, os questionários do Saeb já foram liberados para diretores e secretários de Educação no dia 16 de setembro. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 73 mil diretores de escolas públicas, 27 secretários estaduais de Educação e mais de 1.500 secretários municipais deverão responder aos questionários.
O Saeb é a principal avaliação da qualidade da Educação Básica brasileira. Além de averiguar a aprendizagem nas séries finais de cada ciclo, os dados coletados nos questionários e testes servem como subsídio para criação e adequação de políticas públicas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Novidades dos questionários
Os questionários são a primeira etapa do Saeb e têm por objetivo reunir informações sobre as escolas, os profissionais que as integram e os alunos. A ideia é conhecer melhor a realidade da Educação nas instituições de ensino brasileiras. Os questionários para secretários estaduais e municipais de Educação trazem perguntas sobre o funcionamento das redes de ensino, para entender como estão os conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.
Neste ano, pela primeira vez, 3 mil diretores de escolas de Educação Infantil receberão o questionário, em caráter amostral. Para esses diretores e para as escolas que aplicarão o Saeb para o 2º ano do Ensino Fundamental, outra novidade: as questões serão respondidas em formato eletrônico. As escolas e secretarias receberam um link por e-mail e têm até o dia 21 de outubro para responder ao questionário – antes da aplicação das provas.
Já para os estudantes e professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, os questionários tradicionais em papel continuam valendo e serão enviados com as provas.
Tags
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-