Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Gestor escolar, quer trocar experiências comigo?

Da mesma forma que os gestores incentivam alunos e professores a aprender e crescer nas trocas, é necessário criar oportunidades para que diretores e coordenadores troquem experiências

POR:
Marlucia Brandão
Crédito: Getty Images


Por vezes, os gestores escolares se sentem solitários por não terem pares dentro da escola para trocar experiências, angústias e ideias. Muitas escolas contam com um diretor e um coordenador, que exercem atividades diferentes dentro das funções administrativas e pedagógicas.

Quando relembro minha trajetória, penso em todo o aprendizado que conquistei através das trocas – não só como gestora mas também como docente. E pensando nisso, bate aquela pontinha gostosa de saudade e a certeza de que foram essas oportunidades que ajudaram a desenhar parte do meu perfil profissional. Que lembranças boas essas!

Foi a partir da recordação desses compartilhamentos múltiplos de vivências, que fiquei pensando... imagine se nós gestores, pudéssemos trocar experiências e com isso enriquecermos ainda mais o nosso processo de gestão? Foi aí que brotou em mim a vontade de te convidar a escrever para mim.

Gostaria muito de aprender e trocar experiências com outros gestores, de norte a sul do país. Vamos conversar? Elenquei alguns pontos do dia a dia de uma gestão que podem gerar boas conversas, mas você, caro(a) leitor(a), também pode acrescentar outros tópicos.

- Como cada um tem animado os seus professores?
- Como você enfrenta os problemas internos, sejam eles de relacionamento ou financeiros?
- Como a sua escola se organiza para os projetos fechados e abertos à comunidade local?
- Como sua escola se organiza para as avaliações externas?
- Como é o planejamento realizado na escola e qual a sua flexibilidade?
- Quais estratégias de conselho de classe tem atingido melhor os objetivos?
- Como estar próximo dos docentes, respeitando a individualidade de cada um?
- Como tem conseguido mobilizar as famílias?
- Como gerir dois ou três turnos sem transformar essa realidade em duas ou três escolas diferentes, embora as realidades sejam distintas?
- Como você tem sonhado a proposta de uma Educação pública eficaz e de qualidade?

Acredito muito no poder das trocas e na maravilhosa dimensão que elas proporcionam dentro e fora da escola, seja ela pessoal ou profissional. Também aposto numa gestão proativa, dinâmica e prazerosa. Essa seria uma oportunidade de aprendermos com àqueles(as) que já vivenciaram tal situação e com isso aprender com outro gestor, através do universo das trocas. Não seria fantástico?

Eu queria compartilhar com você, por exemplo, que nesses três anos como gestora da EMEIEF Boa Vista do Sul tenho me esforçado muito para jamais me esquecer, que sou acima de tudo uma professora. Como tal, conheço muito bem como é a rotina do espaço da sala de aula e o que é preciso para que ela funcione bem.

Nesse período, como gestora, tenho apoiado em tudo o meu professor que tem sonhado um sonho bom para a aula dele e para a aprendizagem dos seus alunos. Este sempre foi o meu compromisso e, por estar próxima a eles, tenho aprendido muito todos os dias.

Acrescento ainda que se incentivamos alunos e professores a aprender e crescer nas trocas... imagine nós gestores?  

Se você gestor quiser aceitar esse convite, será uma imensa alegria e estarei à disposição para darmos o pontapé inicial! Assim, além de termos a oportunidade de aprendermos com a vivência um do outro, também deixaremos a nossa contribuição para outros gestores que vivenciam uma situação que acreditam não ter solução – e que pode ser vista e enfrentada com mais leveza, depois de ouvir a experiência de outro gestor que tenha vivido algo parecido em sua escola. Vamos nessa? Meu endereço de e-mail: mssbr18@gmail.com

Um forte abraço,

Marlucia
Marlucia Brandão é diretora da EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes-ES, desde 2016, e professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística Aplicada ao Português, Psicopedagogia Institucional e Ciências da Educação. Deu aulas em todas as etapas, da alfabetização à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi Secretária de Educação de Marataízes entre 2011 e 2012.