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Formações NOVA ESCOLA preparam os educadores para colocar a BNCC em prática

Adaptada para os desafios da rede, formações auxiliam no planejamento para o novo currículo

POR:
Camila Cecílio
Crédito: Getty Images

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está em vigor em todo o país. Para desenvolver práticas em sala de aula cada vez mais alinhadas ao documento, redes municipais e estaduais estão investindo na formação de educadores. Esse é o caso de Castro, município localizado a 159 quilômetros de Curitiba (PR), que, por quatro meses em 2019, participou de uma das formações para professores e coordenadores pedagógicos feitas por NOVA ESCOLA.

A coordenadora de Formação de NOVA ESCOLA, Karina Padial, explica que o objetivo das formações é subsidiar professores para que planejem suas aulas a partir das mudanças trazidas pela BNCC, especialmente com o intuito de desenvolver as habilidades e competências presentes na Base. “Discutimos atividades que propõem a vivência de experiências de aprendizagem centradas na ação do aluno e que partam de objetivos claros e definidos para que a intencionalidade pedagógica seja garantida e as habilidades atingidas”, explica Karina.

Vivian Katzenwadel, diretora da Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte, participou da formação como coordenadora pedagógica, função que desempenhava no ano passado. Ela conta que a experiência proporcionou um novo olhar sobre a construção dos planejamentos de aula e para sua prática. “A BNCC traz competências e habilidades a serem desenvolvidas nos alunos, e a formação da NOVA ESCOLA nos deu a diretriz de como fazer isso com sucesso. Ela nos deu ferramentas para colocar o documento em prática dentro das salas de aula”, relata a gestora.

Vivian conta, ainda, que, durante os meses de curso, os participantes puderam retomar questões teóricas fundamentais referentes à estrutura da Base. “Tivemos também um grande resgate sobre a Taxonomia de Bloom”, diz. “Essa teoria nos faz compreender que ao se planejar, as ações precisam ser bem pensadas para que os alunos possam desenvolver habilidades das mais simples até as mais complexas e, o mais importante, que isso precisa ser de forma gradual”, observa. As discussões também abordaram o planejamento reverso e como se forma uma habilidade – constituída pelo verbo que explicita o processo cognitivo + complemento relacionado ao objeto de conhecimento + modificador que contextualiza a aprendizagem esperada. Veja um exemplo de História no quadro abaixo:

Fonte: Base Nacional Comum Curricular, p. 29

“Essas formações contribuem para o aperfeiçoamento da prática pedagógica de todos os professores para que assim possamos contemplar os documentos que baseiam essa prática de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos”, comenta Ariele Aline Teixeira Ortiz, professora de 1º ano do Fundamental da EM Dr. Linneu Madureira Novaes.

Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Castro, a educadora Ana Karin ressalta que, com a capacitação, os profissionais da rede tiveram melhor entendimento para fazer um planejamento diferenciado que pudesse mudar sua prática pedagógica de acordo com a proposta da BNCC. “Os profissionais eram pessoas qualificadas e uma das premissas que a Formação da NOVA ESCOLA ofereceu foi um trabalho de professor para professor”, destaca. “Assim, pudemos trocar experiências a todo momento, abordando teoria e prática, e as devolutivas diretamente aos alunos, focando sempre no que precisa ser melhorado”.

De acordo com Ana Karin, a formação foi ao encontro das necessidades do momento pelo qual passava a rede, principalmente devido às mudanças no currículo e, também, por estar em consonância com a Base. A rede municipal de Castro adotou o currículo do Paraná, mas fez adaptações levando em consideração elementos da realidade local.

Esse é um dos pontos destacados por Karina, coordenadora de Formação de NOVA ESCOLA, que enfatiza que os módulos do curso foram ajustados conforme as demandas daquela rede. Desse modo, a formação foi ganhando novos rumos e, no último encontro do grupo, formadores e cursistas construíram juntos uma pauta formativa. O conteúdo levou em consideração as temáticas trabalhadas com os educadores a fim de que eles pudessem multiplicar com os demais professores da rede.

“Embora a gente desenhe nossos objetivos, tratam-se de formações que têm potencial de serem adaptadas de acordo com as necessidades de cada rede, de modo a se tornar mais coerente com a realidade local”, observa Karina. Neste ano, NOVA ESCOLA continuará com o trabalho de formação na rede de Castro, com duração de seis meses, focado na construção de planejamentos semanais e trimestrais alinhados às habilidades previstas para cada ano ou ciclo.

“Agora, nosso papel como gestores de escola é multiplicar todo esse aprendizado”, reforça a diretora Vivian. “A equipe já está ansiosa para a formação desse ano e, também, para discutir e aprimorar seus conhecimentos sobre os temas abordados na formação, que serão de extrema importância para o desafio que temos neste ano, que é de implantar a BNCC”.

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