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Sete ações para integrar os alunos transferidos no segundo semestre

Saiba o que fazer para garantir a integração dos estudantes transferidos que chegam à escola no segundo semestre

POR:
Daniele Pechi
Estudantes chegando a uma escola
Foto: Getty Images

Chegar a uma escola nova nunca é fácil para um estudante. A situação fica ainda um pouco mais complicada quando essa mudança é feita no meio do ano letivo. É preciso tomar uma série de providências para que esse aluno seja bem recebido, se sinta bem na escola nova e ainda tenha sua aprendizagem garantida, mesmo que ele tenha chegado à nova instituição com algumas defasagens.
Em meio a essa série de mudanças, o estudante e a família dele precisam de uma atenção especial da equipe escolar. A transição do aluno tem de ser feita com atenção para evitar que ele se sinta desmotivado e perca a curiosidade pela escola. Nesta e nas próximas páginas, listamos sete atitudes que devem ser tomadas pela equipe gestora para tornar esse processo mais eficiente:

1. Chame os pais para uma conversa informal
Na conversa com os pais, o coordenador pedagógico tem que ter o máximo de cuidado ao investigar os motivos pelos quais esse aluno está mudando de escola, principalmente se a causa não for mudança de endereço. Neste primeiro contato, é muito importante deixar a família livre para enumerar seus motivos e, eventualmente, omitir algumas informações. "É preciso primeiro estabelecer uma relação de confiança", afirma Arlete Persoli, gestora do Centro de Convivência Social e Cultural de Heliópolis, em São Paulo. "Com o passar do tempo, professores e coordenadores pedagógicos descobrem algumas coisas", diz. Nem sempre a família se sente à vontade para expor os problemas numa primeira conversa - não deixe a entrevista com um caráter investigativo, nem apareça com questionários ou formulários para os pais responderem. Um bate papo informal neste momento pode valer muito mais a pena. Os pais precisam estar à vontade para contar os problemas e sentir que podem contar com a escola para resolvê-los.

2. Apresente a escola ao novato
A apresentação da escola aos novos alunos pode ser feita pela coordenação pedagógica ou pelos próprios colegas. Na EMEF Desembargador Amorim Lima, em São Paulo, quando um novo estudante chega no meio do ano, são os próprios alunos quem apresentam os espaços da escola. "Acreditamos que o aluno se sente mais à vontade quando é recepcionado por alguém que é seu par, e não por um gestor da escola", diz Ana Elisa Siqueira, diretora da escola.

Seja qual for o modo de apresentação, é essencial que no dia em que essa criança começar, ela seja apresentada aos professores que vão dar aulas para ela e aos colegas que estudarão na sala dela. "Na hora da apresentação, reforce aos colegas da criança que eles vão precisar ajudar o amigo na hora do intervalo, apresentar os espaços da escola, mostrar onde é servida a merenda, onde fica o jardim, a quadra", afirma Maria Inês Miqueleto, coordenadora pedagógica da EE Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira, em Ibitinga, São Paulo.

3. Apresente a escola e suas normas aos pais do aluno
Explicar o projeto político pedagógico da escola aos pais, bem como apresentar quais serão os conteúdos que o aluno terá até o final daquele ano letivo são atitudes essenciais para que a família saiba por que a criança vai ter ou não determinado conteúdo e de que forma ele será dado. Nesse momento, também é oportuno falar sobre o uso de uniformes e dar orientações sobre como essa criança pode cuidar do próprio material. Ao conhecer as regras da escola, os pais podem ajudar seus filhos a se adaptar mais rapidamente. Apresente também as conquistas já realizadas pela escola no decorrer dos anos, mas não se esqueça de expor as dificuldades e as providências que estão sendo tomadas para superá-las. "Manter o diálogo com os pais e gerar um sentimento de corresponsabilização da família pela participação e pelo desempenho dos filhos é bem importante neste momento", afirma Arlete.
4. Converse com a criança
A criança precisa se sentir acolhida não só na sala de aula, mas na escola como um todo. Para isso, converse com ela no dia em que chegar à escola - procure saber de qual disciplina ela mais gosta e por que, peça para ela mostrar o material para você. Assim, ela mesma já conta o que aprendeu, quando etc.
Essa aproximação é importante porque, dependendo do contexto pelo qual esse aluno mudou de escola, ele já pode chegar achando que não vai ser bem recebido ou que está sendo observado de forma diferente. Aproveite este momento para informar ao estudante algumas regras básicas da escola - horários, abertura dos portões de entrada e saída, uso do uniforme e cuidado com os materiais.
5. Investigue o que esse aluno já sabe
Busque e analise o currículo da escola de onde esse aluno veio e conheça minimamente quais foram os trabalhos desenvolvidos pela criança. Se possível, peça aos pais que tragam o material didático que o filho usava na escola anterior - livros, cadernos, avaliações e o que mais tiverem à disposição. "Isso vai ajudar a definir qual será o melhor grupo de trabalho em que ele pode ser encaixado", afirma Ana Elisa.
Nem sempre aplicar atividades de diagnóstico por escrito para esse aluno é o melhor caminho. Chegar à escola e começar a fazer um monte de avaliações pode desestimular o aluno. Analisar o desempenho dele nas atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio do retorno dos professores, e ajudar a desenvolver estratégias para que esse estudante avance e alcance seus colegas podem ser estratégias mais interessantes.
Quando esse aluno chega com muita defasagem, às vezes é necessário encaminhá-lo para aulas de reforço. "O coordenador precisa que os pais se comprometam a levar os filhos, isso porque essas aulas acontecem no contraturno", explica Maria Inês. "Essa recomendação é ainda mais importante quando as crianças são muito novas e não conseguem ir sozinhas para a escola", diz.
6. Cuide dos procedimentos burocráticos
No ato da matrícula, a família já deve trazer o histórico escolar do aluno. Porém, a ausência do documento não pode impedir que a matrícula seja feita. A equipe gestora deve dar um prazo a esses pais, que não pode ultrapassar 60 dias, para receber a papelada - histórico, atestado de vacina, RG e CPF dos pais ou responsáveis e a ficha de matrícula preenchida. A transferência oficial deste aluno (mudança do registro dele no sistema) é feita por meio das Secretarias envolvidas.
7. Dedique um tempo da reunião de formação para falar exclusivamente desses alunos
O desempenho do aluno em sala e as respostas que ele dá a partir das intervenções feitas pelos professores precisam ser observados com atenção especial pelos docentes. Enquanto esse aluno estiver em fase adaptação, ele deve ser um dos assuntos previstos na pauta das reuniões da coordenação com os professores. Só conhecendo exatamente suas potencialidades e suas fraquezas é que a equipe escolar poderá ajudar esse aluno a se integrar à rotina da escola.