Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Projeto de formação de professores 3º módulo: Notas e Seminários

No terceiro e último módulo do projeto, conheça as melhores maneiras de ensinar a tomar notas e fazer exposição oral aos colegas

POR:
GESTÃO ESCOLAR

O fim de todo procedimento de pesquisa é produzir textos ou apresentar para um grupo o que foi aprendido durante o estudo. Mas os alunos sabem selecionar as informações que leem e anotá-las de modo a usá-las posteriormente? Conhecem os procedimentos necessários para fazer uma boa apresentação para os colegas? Neste último encarte do projeto Ler em Todas as Áreas - desenvolvido com exclusividade para NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR por Cláudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo -, você, coordenador pedagógico, vai conhecer a melhor maneira de discutir esse conteúdo com a equipe docente.

Projeto de formação Ler em Todas as Áreas
3º módulo: Notas e seminário


Objetivo geral
Formar os professores do 6º ao 9º ano para o trabalho de leitura de textos informativos e o ensino de procedimentos de estudo.

Objetivos específicos
- Ensinar o aluno a anotar as explicações dos professores.
- Mostrar ao aluno como fazer a apresentação oral em forma de seminário.

Conteúdos do 3º módulo
Anotações de aulas, hierarquização de informações e apresentação oral.

Tempo estimado
Dois meses.

Material necessário
- Cadernos dos alunos com anotações;
- Vídeos com exemplos de bons seminários;

Desenvolvimento
1ª etapa - Orientação inicial

Peça que os professores avisem uma das turmas que, depois de uma aula expositiva, os cadernos serão recolhidos para avaliar as anotações. Solicite que os docentes registrem o que mais chama a atenção durante a observação do material, o que consideram um problema e destaquem as anotações que acharam mais adequadas.

2ª etapa - Debate

Estimule o grupo a comentar a seguinte frase:

"Escrever ajuda a estudar porque permite organizar e memorizar as ideias e sistematizar, organizar e elaborar o que se vai aprendendo. Ajuda também a intensificar as interações na aula."
(In Las Prácticas del Lenguaje en la Vida Académica, Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, 2000)

Depois de ouvir as opiniões dos professores, pergunte se eles conversam com os alunos sobre as anotações feitas durante as aulas. Anotar é apenas copiar o que é colocado no quadro? É possível ensinar a tomar notas do que é falado em classe? Leia com eles o texto da última página e peça que anotem o que consideram importante e as próprias impressões sobre o tema.

3ª etapa - Procedimentos comuns

Inicie a reunião pedindo que os professores exponham as anotações do texto lido. As impressões de cada um foram relatadas? Quanto isso ajuda a recuperar as ideias do texto? Analise também as observações feitas com base na amostragem dos cadernos dos alunos e lance uma proposta: fazer um projeto para ensinar os alunos a anotar as ideias importantes das aulas. Vale lembrar que os registros feitos em classe dão pistas do que foi captado durante a exposição do professor e são uma possibilidade de conferir os conteúdos na linguagem dos próprios alunos. Exponha alguns procedimentos que podem ser adotados, como: 

- Escrever a pauta da aula no quadro
É uma forma de a turma saber que a aula tem começo, meio e fim. Ao assistir a uma exposição oral, é importante saber o que vai ser tratado e o plano de apresentação dos conteúdos. Com a pauta no quadro, o expositor pode fazer sínteses, recuperar ideias e conceitos, anunciar desdobramentos e apontar possibilidades de aprofundamentos do tema. 

- Dar tempo para que o aluno escreva
Aqui os procedimentos podem variar. O professor pode expor um tema durante algum tempo (mais ou menos 20 minutos) e depois pedir que a turma anote o que considera relevante, além de colocar palavras-chave no quadro e orientar os alunos a completar com outras ideias - ou ainda solicitar que a turma anote à medida que a exposição seja feita. 

- Propor maneiras para que o aluno se posicione
Pode ser por meio de registros de impressões pessoais, associando o tema da aula com os conhecimentos anteriores sobre o tema. A maneira de anotar vai variar de acordo com as especificidades das disciplinas. 

- Formar grupos para debater e completar as anotações 
Os alunos preenchem as lacunas uns dos outros. É importante que haja alguma situação (trabalho ou avaliação) para que eles possam usar as anotações. Confira com o grupo se há outros procedimentos que podem ser adotados.

4ª etapa - Pesquisa

Essa etapa vai mostrar à equipe como aplicar o que foi aprendido até agora - pelos professores durante a formação e pelos alunos em sala de aula - para orientar as turmas que precisem fazer uma pesquisa e organizar um seminário. Pesquisar vem do latim perquiro, que significa "buscar com cuidado, indagar profundamente, aprofundar". Ao pesquisar, os estudantes devem ir atrás de referências bibliográficas, estudar o material e depois produzir textos e expor o que aprenderam. Para tanto, eles têm de sublinhar, fazer fichamentos, resumos e anotações e preparar esquemas. Faça com os professores um levantamento das etapas que consideram necessárias para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e organizem um cronograma (veja um exemplo abaixo). Depois de estudar o material, o grupo prepara uma apresentação na forma de seminário.

cronograma de pesquisa

5ª etapa - Seminário

Mostre vídeos com exemplos de bons seminários e chame a atenção para como o apresentador foca determinado tema, utiliza imagens para apoiar a fala (slides, cartazes etc.), interage com o público e chama a atenção dele com perguntas. Lembre que, antes da apresentação final dos alunos, vale a pena fazer uma reunião com eles para sugerir os ajustes necessários.

6ª etapa - Avaliação

Construa com os professores uma tabela com todos os aspectos que podem ser avaliados, desde a pesquisa até a apresentação do seminário, prevendo critérios como os da ficha abaixo:

modelo de ficha de avaliação

Avaliação do projeto
Agora que o projeto de formação chegou ao fim, proponha aos professores uma avaliação de todo o processo, que focou os conteúdos relativos aos procedimentos de estudos: sublinhar, fazer fichamentos, fazer esquemas, resumir, tomar notas, pesquisar, preparar seminários. Peça que eles respondam individualmente às seguintes questões: 

- Em que aspectos as reuniões pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula? 

- Considerando os objetivos dos encontros (refletir sobre procedimentos de estudo visando a tornar os estudantes leitores autônomos, capazes de aprender com os textos que leem e praticá-los), comente as atividades desenvolvidas nas reuniões e as principais dificuldades encontradas para desenvolver o trabalho com os alunos. 

- Que sugestões você tem para continuar o trabalho com os procedimentos de estudo?

Atenção: favor tomar nota

Para poder estudar, é necessário fazer anotações. E os alunos podem aprender como realizá-las em diversas situações didáticas, já que a escola deve considerar essa aprendizagem um conteúdo de ensino. O professor vai ser um modelo nos seguintes momentos:
- Ao tomar notas durante a aula e explicar como e para que o faz.
- Lendo alguma nota lateral que tenha registrado no livro que costuma usar em classe.
- Tomando notas, quando os alunos expõem ideias, avisando que elas servirão para conversar sobre o que foi exposto.

Para que fazer anotações

Anotamos para evitar esquecer o que se pensa, escuta, lê e observa - e para reter de maneira mais econômica o maior número de informações possível. É necessário destacar que as anotações são de uso pessoal e serão úteis em um momento posterior para reconstruir a informação obtida.

O que os alunos aprendem ao tomar notas durante uma exposição oral

A selecionar o que é essencial no que se escuta. Tomar notas de uma exposição oral é uma tarefa difícil, pois requer a coordenação de diversas habilidades - escutar, prestar atenção, compreender e escrever. Portanto, é útil que os docentes ofereçam aos alunos a oportunidade de praticar sempre que essa for uma ação pertinente e refletir sobre as estratégias empregadas e sua eficácia. Os alunos que iniciam esse processo costumam ter muitas dúvidas:

1. Como reconhecer as ideias principais e saber o que vale a pena anotar?
Uma pista para descobrir as ideias-chave é prestar atenção na ênfase colocada pelo expositor durante a apresentação e a algumas expressões, como "Não devemos esquecer que...", "Em primeiro lugar...", "Como conclusão, podemos dizer..." etc. Quando o expositor é o professor, é possível ajudar escrevendo no quadro algumas palavras-chave à medida que se fala. Os alunos vão aprender a escrever de forma concisa para reter a informação recebida, procurando dar às anotações a necessária clareza para facilitar a compreensão. O docente pode intervir para sugerir o registro das próprias impressões acerca do que se escuta.

2. Como coordenar a própria escrita, mais lenta, com o ritmo da fala do expositor, mais rápido?
Existem diversos procedimentos para escrever de forma rápida sem perder a ilação. Cada disciplina tem o próprio domínio semântico e os alunos vão encontrando palavras e construções recorrentes para cada uma e abreviações simples que lhes permitam identificá-las.

3. Como recuperar o fio expositivo quando se perde uma parte da exposição?
É possível deixar espaços em branco para completar posteriormente, empregar apenas palavras-chave para depois recuperar a ideia principal e fazer sínteses parciais. Sempre é possível, após a exposição, confrontar as anotações com as dos colegas para completar a informação.

O que um aluno aprende quando faz anotações do texto que lê
 
O aluno aprende a registrar as próprias impressões. Essa prática permite que, ao reconstruir as notas, ele evoque as interrogações provocadas pela leitura e as próprias reações: perplexidade, assombro, admiração, desconfiança, dúvida. Muitas vezes, são essas marcas pessoais que ajudam a reconstruir o texto baseando-se nas notas. Além disso, todos aprendem a destacar as informações consideradas mais relevantes e a transcrever as ideias que foram sublinhadas enquanto liam.

Como organizar as anotações

O professor pode sugerir que os alunos organizem o que escutam ou leem fazendo diagramas e, se necessário, empregando sinais que complementem o texto. O tipo de relação que se estabelece em cada disciplina ou nos temas trabalhados determina se é mais adequada a união linear de conceitos por meio de flechas, diagramas, boxes ou listas. Os alunos podem fazer anotações individuais e se reunir em pares para reconstruir a informação. É valioso ensinar a incorporar alguns hábitos, como encabeçar as notas colocando o tema e o nome do expositor ou do autor do texto. No caso de haver gravação da exposição oral, é interessante orientar os estudantes a registrar o que observam para completar a gravação. Finalmente, eles vão estudar as próprias notas, organizando-as e agrupando-as por temas para eventuais exposições, podendo assim avaliar sua utilidade.

Texto traduzido por Cláudio Bazzoni, com base no material La Formación de los Alumnos como Estudiantes, do Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, Secretaria de Educación, 2000.

Tags