Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Cansado e atarefado no fim do semestre? A saída é priorizar

POR:
Eduarda Diniz Mayrink

O mais importante é priorizar o que ajuda a pensar o que precisa ser feito depois das férias. Foto: Shutterstock

Esta foi, para mim, a última semana do semestre. É aquela fase em que todo o cansaço acumulado em meses de trabalho intenso começa a pesar, justamente quando parece que temos mil coisas para fazer num tempo curto, não é mesmo?

O que tenho buscado fazer é relaxar e priorizar algumas ações, para tentar transformar a última semana num momento de retomada do que foi feito, dos resultados das avaliações das crianças e dos obstáculos que surgiram. O mais importante nesse período é pensar sobre as ações ou tarefas realizadas na escola e definir as prioridades para depois das férias.

Para mostrar como isso pode ser feito, gostaria de compartilhar com você a rotina que eu estabeleci nessa última semana de trabalho.

  • Comecei pelas tarefas mais simples e urgentes: organizei meus armários, gavetas e portfólios para conseguir concluir os últimos registros e estar pronta para, depois das férias, ficar totalmente focada nas ações e estratégias do trabalho pedagógico. Também aproveitei para organizar os arquivos no computador, como vídeos, fotos, dados das turmas, instrumentos de avaliações dos professores, atividades aplicadas em sala etc. Às vezes, na correria do dia a dia, deixamos esses arquivos esparramados na área de trabalho ou sem um nome que faça sentido.
  • Incentivei a equipe docente a fazer o mesmo: colocar em ordem resultados das avaliações, planilhas com dados da evolução dos alunos e uma lista de conteúdos que precisarão ser retomados. Outra coisa que pedi foi que os professores elaborassem um breve relatório de estratégias, atividades e avaliações aplicadas ao longo do semestre. Esse registro me ajudará a saber o que já foi feito e o que falta, na hora de reiniciar as intervenções pedagógicas.
  • Como muitas informações estavam frescas na minha cabeça, aproveitei para anotar possíveis assuntos que quero tematizar com os professores a partir de agosto.

Bem, essas foram minhas ações nessa reta final de semestre. Mas, a partir de agora, minha meta de verdade é recarregar minhas energias! As férias de julho são curtas e, por isso mesmo, têm que ser bem aproveitadas. Minha dica é que você tente arejar a cabeça: assista aos programas de televisão que te divertem, aproveite para ver bons filmes (que você certamente não teve tempo de assistir antes), ler bons livros (o blog de Leitura separou ótimas sugestões para isso), passear, cuidar da saúde, curtir a família, organizar a casa, visitar amigos…

Enfim, são muitas as atividades que podem ajudar a relaxar e contribuir positivamente para que você faça um bom retorno em agosto.

Mas, lembre-se: nosso encontro semanal continua de pé, mesmo nas férias! Então, até semana que vem. :)

Abraços,

Eduarda