Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Retrospectiva de 2014: mais um ano cheio de desafios (e soluções) para os diretores

POR:
Joelma Souza

 

Dezembro é época de fazer balanço do que foi feito e também de planejar o que vem por aí. Foto: Bruno Mazzoco

Das questões que precisam ser definidas antes do início das aulas ao balanço final sobre as atividades realizadas pela escola, foram muitos os temas tratados neste blog durante o ano. Sonia Abreu e Edicarlos Mellin apresentaram preocupações e compartilharam caminhos para lidar com a realidade do cargo.

A novidade de ter uma Copa do Mundo em que o Brasil seria a sede dos jogos afetou o calendário de todas as escolas. Em janeiro, Sonia abordou a questão e contou o passo a passo de seu planejamento para garantir que todas as atividades previstas fossem encaixadas dentro da programação escolar. Muitas das reflexões encontradas neste texto podem ser aplicadas em outros anos.

Em um dos posts mais comentados do blog, Sonia conta como acionou a Secretaria de Educação de sua cidade para tentar resolver o problema da falta de professores substitutos. Muitos leitores disseram que esta é uma preocupação recorrente em várias escolas. Veja como foi o debate aqui.

O momento de avaliação e reelaboração dos projetos e das atividades da escola foi tratado por Edicarlos. Neste texto, ele conta que faz esse trabalho coletivamente e indica quais pontos precisam ser considerados durante o processo de análise.

Outros pontos também foram abordados e podem ser pesquisados no acervo do blog. Aproveite esse momento de balanço para comentar os assuntos que têm a ver com o seu trabalho e nos enviar sugestões de tema. A troca de experiências continua em 2015!