Sabemos que na maioria das escolas, nessa época de férias dos alunos, funcionários e professores, muitos gestores estão de plantão. Aqui não é diferente: eu revezo com a secretária, trabalho nas duas primeiras semanas de janeiro e ela, nas duas últimas.
Durante esse período, recebemos novas matrículas, expedimos declarações de transferências e atestados de matrícula, fazemos os pagamentos dos funcionários e professores, verificamos os materiais que temos e quais estão em falta e organizamos nossas planilhas de encerramento de ano. Essas planilhas trazem, de forma detalhada, as notas de cada aluno por disciplina, o rendimento global do estudante e da classe, além do gráfico de cada disciplina com a evolução – ou não – da turma. Não usamos mais os antigos mapas de notas, e sim essas informações digitais, que facilitam a análise dos dados por aluno, classe, série e até mesmo de toda a escola.
Aproveito também para verificar todas as dependências da escola, se alguma sala precisa de pintura, se as luzes precisam de reparos, se todas as carteiras e cadeiras estão em perfeitas condições de uso e se os aparelhos eletrônicos estão em ordem. Tudo para que, quando os alunos e os professores voltarem, os espaços e recursos estejam disponíveis para o início do ano letivo da melhor maneira possível.
Essas semanas também me dão a oportunidade de realizar a tabulação de todos os dados dos alunos, que são coletados durante o ano de forma individual. Posso rever as observações que fizemos sobre cada criança, os avanços na aprendizagem, os problemas disciplinares que mais ocorreram, as dificuldades que cada família relatou à direção e aos professores durante os atendimentos na escola, entre outros aspectos que foram vivenciados ao longo do ano letivo. A análise dessas informações traz a possibilidade de refletir sobre tudo que ocorreu.
E na sua escola, qual a organização nesse período? Existem pessoas que ficam responsáveis pela expedição de documentos? O tempo do plantão é aproveitado de outra forma? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário e suas dúvidas.
Um grande e respeitoso abraço, até quarta!
Edicarlos Mellin