Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Saúde do coordenador pedagógico – como anda a sua?

O cotidiano do coordenador pedagógico é bastante estressante

POR:
Maria Inês Miqueleto

Aproveito as férias para deixar a saúde em dia!

Sabemos que o cotidiano do coordenador pedagógico é bastante estressante. São muitas decisões a serem tomadas com a equipe gestora, conversas com os pais de alunos, orientações aos professores, enfim, são muitas as relações interpessoais que se estabelecem. Além disso, temos os prazos a serem cumpridos para com a entrega de documentos, registros, relatórios. A situação é mais complicada ainda quando exercemos outras funções, ou seja, temos outras frentes de trabalho.

E como fica a saúde do professor coordenador? Será que é preciso pensar nela? Quando? O que fazer?

Às vezes, na correria do dia-a-dia, não nos damos conta do quanto descuidamos da “nossa máquina”, máquina essa que só nós mesmos podemos nos conscientizar de que é muito importante e exige cuidados.

Chegamos ao final de mais um ano e, ao fazer o balanço de tudo o que aconteceu durante os dias de 2012, aproveito para avaliar não somente o lado profissional, mas também, a minha saúde, física e mental.

Penso que, para nossa saúde física, não há novidades, é preciso atividade física, boa alimentação, dormir bem, ou seja, tudo o que sabemos ser bom, mas que sempre deixamos a desejar. Mas ficam as promessas para o próximo ano. Não é mesmo?

A nossa vida é muito corrida, com muito trabalho. Convivemos com pessoas que não pensam como a gente e acabamos nos desgastando, então, considero o senso de humor bastante importante para a nossa saúde mental. Experimente, pode ser uma válvula de escape!

E você coordenador, o que faz para cuidar da saúde?

Beijos, Maria Inês