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O que é fundamental em uma sala de Educação Infantil

Ter livros em bom estado de conservação e organizados em prateleiras, caixas ou nichos é um convite à leitura e à exploração

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Espaços organizados e bem cuidados podem indicar que a escola acredita na criança como protagonista do processo de aprendizagem (Foto: Gabriela Portilho)

Espaços organizados e bem cuidados podem indicar que a escola acredita na criança como protagonista do processo de aprendizagem (Foto: Gabriela Portilho)

Recentemente, tive a oportunidade de conhecer algumas escolas de um município vizinho enquanto ajudava minha sobrinha a escolher uma instituição para matricular a filha dela. Nas visitas que fizemos, o que me chamou muito a atenção foi o contraste em relação à organização das salas de aula e dos materiais. Em algumas instituições, era visível o cuidado com a estética, a disposição dos objetos e com a construção de um local que incentivava crianças e adolescentes a interagir e a querer estar ali.  Em outras, o ambiente tinha um excesso de mesas, de prateleiras e de materiais – basicamente, havia muita poluição visual e pouco espaço para movimento.

Conversando com os gestores, percebi que esses diferentes tipos de organização não tinham nenhuma relação com os recursos financeiros, uma vez que todas eram escolas particulares da mesma cidade e cobravam mensalidades semelhantes. A conclusão a que eu cheguei foi que se tratava de uma questão de concepção pedagógica de cada instituição. As que apresentavam espaços organizados e bem cuidados davam indícios de seguir uma concepção sócio-interacionista da Educação, acreditando que o protagonismo da aprendizagem é da criança. As outras evidenciavam que o foco era o ensino por transmissão e que não havia uma lógica para favorecer a autonomia dos pequenos, uma vez que nenhum material ficava ao alcance deles.

Diante disso, resolvi fazer uma lista com minha sobrinha elencando o que era essencial observar. A ideia era que isso nos auxiliasse na difícil decisão de escolher a instituição que acolhe diariamente uma criança. Abaixo, compartilho o que pensamos.

Acesso a livros, jogos e materiais. Ter livros em bom estado de conservação e organizados em prateleiras, caixas ou nichos onde possam ser facilmente selecionados é um convite à leitura e à exploração. Os jogos também precisam ficar visíveis e acessíveis – só vale guardá-los se houver um rodízio entre eles. Também é importante deixar papéis, lápis, tintas e os mais variados instrumentos organizados e localizáveis.

Interação. Mesmo em ambientes pequenos, é preciso assegurar que as crianças possam se movimentar, sentar juntas para brincar, ter espaços bem definidos como canto da leitura, espaços para os jogos de montar, brinquedos e acessórios para o faz de conta.

As paredes. O que está nos murais e cartazes são os maiores indicativos do trabalho pedagógico que ocorre na sala. Por isso, as produções de Arte, as pesquisas dos diferentes eixos e as listas que são referências para as crianças precisam estar sempre atualizadas.

E você, o que considera fundamental numa sala da Educação Infantil? Compartilhe conosco!

Um abraço, Leninha