O papel do coordenador é unir o projeto político-pedagógico, os conteúdos programáticos e as pessoas envolvidas na construção do trabalho da escola: professores, gestores, pais e alunos. Não é possível harmonizar esses três fatores sem considerar questões importantes que envolvem a nossa função: O que fazer para apoiar o professor e contribuir com a sua formação? Como cumprir as propostas e ações previstas no PPP? Como lidar com uma equipe formada por professores efetivos e outros novatos?
Esses questionamentos direcionam as nossas atividades e apresentam desafios que testam as nossas habilidades. Hoje, uma das tarefas que mais exige atenção especial é a recepção dos professores novatos, seja um docente iniciante na carreira ou na série que vai atuar, seja um que veio de outra instituição. Integrá-lo ao grupo, apresentar a proposta pedagógica, orientá-lo sobre a sua função, analisar e conhecer sua prática e promover a troca de experiências entre novos e antigos são alguma das ações que desenvolvo cuidadosamente.
Em primeiro lugar, é importante apresentá-lo aos futuros colegas e levá-lo para conhecer os espaços da instituição. Além disso, o coordenador deve fazer uma reunião para mostrar qual é a concepção de aprendizagem que norteia o trabalho da escola, apresentando o projeto político-pedagógico (PPP). Uma dica é entregar uma cópia do documento ao novato e fazer a seleção de algumas partes essenciais para que ele reflita e estabeleça relações com a sua prática. Nessa leitura prévia, ele identifica quais são as propostas e metas a ser alcançadas, percebe qual será o seu papel dentro dessa nova instituição e, por fim, quais são as estratégias que norteiam a prática pedagógica e os projetos que são desenvolvidos. Esse é bom começo para a adaptação dele ao ambiente escolar e contribui para que ele se sinta como um membro da equipe.
Há ainda outras ações importantes que oferecem subsídios ao recém-chegado. Nas reuniões de formação, é importante escutá-lo e saber quais foram suas experiências passadas, dando espaço para que ele se sinta valorizado. Também é essencial compartilhar quem são os alunos, os dados das turmas e as características da comunidade, além de estabelecer parcerias com os educadores mais experientes que podem ajudá-lo no planejamento e na adaptação.
Se o professor é recebido sem qualquer cuidado, é mais provável que ele se sinta desmotivado e despreparado para entrar em sala de aula. Uma boa recepção reflete na sua prática, na sua maneira de planejar e, principalmente, na sua relação com o coordenador e com os demais membros da comunidade escolar.
E vocês, como recebem os professores novatos? Compartilhem!
Abraços,
Eduarda