Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prazo para retificar dados do Censo Escolar 2016 é 3 de novembro

O acesso às informações e as correções necessárias devem ser feitas pelo sistema EducaCenso

POR:
Raissa Pascoal

O Ministério da Educação abriu novo prazo para conferência e retificação das informações preenchidas no Censo da Educação Básica de 2016. Até o dia 3 de novembro, gestores estaduais e municipais deverão checar e, se necessário, corrigir informações declaradas sobre a unidade em que trabalham por meio do sistema EducaCenso. Os dados devem ser referentes à realidade da escola no dia 25 de maio de 2016, quando foi iniciada a primeira fase da coleta. Após o fim do prazo, não será possível fazer novas correções.

Os dados preliminares do Censo foram divulgados no dia 29 de setembro. Os números mostram que os anos inicias do Ensino Fundamental são os que mais concentram matrículas no país, seguidos de anos finais e Ensino Médio, todos em turno parcial. Em período integral, as inscrições nos primeiros anos no Fundamental e na creche são as mais numerosas.

Para que serve o Censo Escolar

O objetivo do Censo é reunir informações detalhadas sobre as instituições, docentes, alunos e número de matrículas em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Os dados são utilizados para elaboração de políticas públicas, cálculos dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na escola, o gestor também pode usar as informações para analisar a situação da instituição e justificar demandas da unidade. O Inep oferece uma navegação guiada (clique para acessar), com orientações sobre como gerar relatórios.

Fique atento, pois a segunda etapa do Censo Escolar de 2016 deve começar em fevereiro de 2017. Ela tem o objetivo de coletar dados sobre rendimento, aprovação, reprovação e abandono.