Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O que ainda posso fazer pela minha escola no fim do ano

POR:
Joelma Souza
Diretora Joelma Souza em janela da sua escola
Termine bem este ano e já se prepare para iniciar 2017 com o pé direito. Crédito: Rafael Araujo

Quando o fim do ano letivo se aproxima, é comum o gestor escolar direcionar mais atenção ainda ao âmbito educacional. Desde outubro, nos preocupamos em garantir a conclusão do processo em curso, avaliando as ações e já se planejando o ano seguinte.

Sabemos o quanto precisamos atuar com carinho e disponibilidade nessa época, principalmente pelo fato de que ainda há, sim, tempo de rever algumas situações. Vemos que vale a pena esse esforço quando cuidamos de pessoas que dependem muito de cada atenção e cuidado, olhando para cada aluno e vendo o quanto nossa atuação pode contribuir.

Nesse sentido, proponho três situações de observação que contribuem para uma organização da atuação do diretor no final de ano e que colaboram para preparar o planejamento do próximo período letivo:

  • PLANEJAMENTO | Levante quais fragilidades foram observadas e geraram a busca de alternativas durante o ano. Há algo nelas que possa redirecionar o projeto político-pedagógico (PPP) e gerar uma reorganização estratégica nos diferentes eixos da gestão? Observe que ações e projetos foram fundamentais para o sucesso escolar, assim como os que ainda necessitam ser repensados para que sejam melhor aproveitados.
  • EQUIPE | Reveja os conteúdos de formação e os estudos que subsidiaram a equipe pedagógica e quais ainda precisa ser retomados, pontuando onde é necessário avançar para a melhoria da prática pedagógica. Trace estratégias que favoreceram esses encontros e estudos.
  • APRENDIZAGEM | Faça um levantamento de turmas e alunos que necessitam de um acompanhamento mais próximo no próximo ano e já estabeleça metas eficientes para eles.

Acima de tudo, lembre-se que nossa atuação faz a diferença na vida das pessoas. Concluo meu último post do ano com o coração cheio de carinho por estar fazendo parte dessa equipe da GESTÃO ESCOLAR e, principalmente, por poder compartilhar com todos a experiência vivida num universo educacional tão prazeroso, assim como contribuir com as práticas dos gestores do Brasil.

E você, amigo diretor, como pondera essas questões nesta reta final? Presenteie-nos neste final de ano com suas contribuições, dizendo como construirá um melhor planejamento para 2017.

Um forte abraço, bom descanso e até o ano que vem.

Joelma