Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Museu da Imigração: encontre-se com as suas origens

POR:
Muriele Massucato

Olá, colegas,

As férias sempre são uma boa oportunidade para buscar opções de passeios culturais para entretenimento e aprendizagem, sobretudo para quem vive em constante autoformação como nós, educadores. A formação cultural amplia nossa visão de mundo, nossos conhecimentos e possibilidades de trabalho. Além disso, como cultivar hábitos como leitura e visitas a museus e teatros nos nossos alunos, se nós, professores, não vivenciamos tais ações?

Com isso em mente, como já contei aqui, visitei o Museu Afro Brasil e agora falo sobre minha ida ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo. É mais um bom exemplo de lugar em que se passeia e se aprende.

Localizado na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro paulistano da Mooca, o espaço foi construído entre 1886 e 1888 ao longo da antiga linha da São Paulo Railway, uma das principais companhias ferroviárias da época. O objetivo da construção era receber os imigrantes trazidos do Porto de Santos, onde os navios a vapor chegavam com centenas de famílias que vinham com o sonho de “Fazer a América”. Essas pessoas, das mais diversas nacionalidades, ficavam na hospedaria até serem contratadas e encaminhadas para o trabalho na lavoura, principalmente nas fazendas produtoras de café. A pensão funcionou até 1978, quando recebeu um grupo de coreanos.

O museu concentra uma grande variedade de documentação sobre o processo de imigração para o Brasil na passagem do século 19 para o 20.  Nele, é possível vislumbrar os cadernos de registro dos hóspedes, as cartas pessoais enviadas e recebidas pelo endereço da hospedaria, além das cartas de chamada (documentos que declaravam uma garantia de auxílio ao imigrante que pretendesse se juntar à sua família já instalada no Brasil). Além dessas riquezas, há reconstituições de dormitórios e refeitório da época e objetos originais, relatos orais documentados e apresentados com recursos audiovisuais (alguns estão até disponíveis no site) e exposições temporárias. No dia da minha visita, vi a mostra “Migrações à Mesa”, que apresenta a culinária dos estrangeiros que desembarcaram no nosso país.

O visitante ainda pode admirar uma parede imensa com sobrenomes dos imigrantes - e, se você também é descendente de alguém que mudou para cá, posso dizer que é muito bacana tentar localizar os nossos parentes na lista. Além disso, é possível consultar nos computadores disponíveis o acervo histórico da sua família com base nos nomes dos primeiros que chegaram ao Brasil. Esta consulta também pode ser feita no acervo digital do museu. Então, se você não puder ir até lá, recomendo que visite o museu na internet.

Enquanto passeava, já ficava imaginando como seria trazer os alunos de Ensino Fundamental para cá ou como poderia apresentar a temática aos pequenos da Educação Infantil. Minha cabeça borbulhou de ideias. Acredito que seria muito enriquecedor para as crianças conhecerem mais sobre as origens da nossa nação.

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo está localizado à Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, na capital paulista. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. O ingresso custa 6 reais, com meia entrada para aposentados e estudantes. Mas, atenção: em janeiro os professores podem entrar de graça!

E vocês, como têm aproveitado as férias? Compartilhem aqui conosco suas dicas culturais. Um abraço e até a próxima.

Muriele