Como orientar os professores para o início das aulas
POR: Eduarda Diniz Mayrink
O ano letivo está se iniciando nesta semana e é momento de pensar na organização do trabalho em sala de aula. É um processo fundamental para que os professores comecem o planejamento, obtenham dados dos alunos que estão assumindo e reflitam sobre sua rotina. Nesse momento, procuro ouvir cada docente de forma individual e planejar com ele ações específicas para sua classe, sempre com o foco na aprendizagem das crianças. Essa parceria é essencial. Minha tarefa é orientá-los na preparação do ambiente, elaborar propostas de acolhimento, realizar as primeiras atividades diagnósticas e finalizar o planejamento da rotina das crianças.
Quero dividir com vocês um pouquinho do que pretendo fazer com a minha equipe:
A preparação do ambiente
Vamos refletir sobre a organização das carteiras e dos espaços da sala de aula (cantinho de leitura, de materiais, do calendário, dos locais de exposição dos trabalhos). As paredes serão decoradas à medida que os conteúdos forem trabalhados, pois esse será o local de exposição das produções dos estudantes.
Ações de acolhimento
Apresentações são importantes nesse momento das crianças, do professor e da escola. Também é a ocasião correta de se elaborar combinados internos, ouvindo os alunos e sistematizando as discussões. Outra ação que funciona bastante é propor aulas diferentes como ouvir histórias e organizar rodas de leitura e brincadeiras.
Atividades diagnósticas
Organizar com os professores propostas que avaliam alguns conteúdos importantes: uma boa situação de escrita pelo aluno, uma resolução de problema matemático, situações de leitura. Tabular o resultado dessa avaliação inicial ajuda o docente a mapear a turma e direcionar os temas de necessidades de aprendizagens.
Planejamento da rotina
Após essa etapa inicial, a construção da rotina diária das crianças e da rotina fixa da escola devem ser abordados. Sugiro refletir sobre a organização do tempo e do espaço e alguns combinados que precisam ser feitos, como ir ao banheiro antes do sinal e encher a garrafinha d‘água. Por sua vez, o professor também precisa planejar como será seu dia a diapara que todas as suas atividades caibam na agenda.
Plano de ensino
Eleger os conteúdos do bimestre a partir do currículo da série e das necessidades de aprendizagens da turma. Como coordenadora, gosto de planejar essa etapa junto com o professor, pois definimos as principais ações, projetos, sequencias didáticas, metas, matriz curricular e as expectativas de aprendizagem das crianças. Dessa forma fico por dentro do que está acontecendo em sala de aula e o encadeamento dos conteúdos ao longo de cada ano escolar.
Essas são algumas das atividades que farão parte do meu planejamento com os professores nessa etapa inicial de trabalho na escola. E vocês coordenadores o que estão planejando com sua equipe?
Um abraço e até semana que vem
Eduarda
Tags
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-