Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A importância de se planejar a primeira reunião de pais do ano

POR:

Olá, colegas,

Hoje vou falar um pouquinho da importância do acolhimento na primeira reunião de pais. Na EMEB Vereador José Avilez, tivemos três dias destinados a reuniões pedagógicas nas quais os profissionais puderam conhecer a equipe da Secretaria de Educação em nosso Centro de Formação dos Professores (Cenforpe) e os profissionais da unidade de ensino, conforme contei brevemente no post anterior. Agora é o momento de pensarmos juntos em como receber a comunidade escolar. É necessário sermos muito cuidadosos para começar essa relação com o pé direito.

Eu e a outra coordenadora pedagógica da escola organizamos uma pasta por turma, que continha uma proposta de pauta com os informes gerais, a lista de presença para assinatura dos responsáveis e impressos importantes como autorizações de saída, fichas de levantamento dos dados da criança e entrevistas com os pais da Educação Infantil. O material será apresentado na reunião de pais e receberá as atualizações dos professores, com as pautas de cada reunião ao longo do ano. Após cada encontro, o documento voltará para a coordenação, que acompanhará as presenças dos familiares e os impressos preenchidos. No final do período letivo, tudo estará completo para arquivamento.

A pauta única, além de facilitar na organização, faz com que o discurso seja unificado entre todos os professores e tenhamos itens comuns para todas as famílias. Cabe ressaltar, porém, que deixamos em aberto a possibilidade de o docente sugerir temas e abordagens de acordo com as especificidades de cada turma. Veja aqui a nossa sugestão de pauta.

Além desta organização, receberemos os familiares em subgrupos, de acordo com cada segmento de ensino (creche, pré-Escola e Ensino Fundamental), em horários diferentes. Acolheremos a comunidade com música ambiente no pátio e, após a chegada de todos, daremos início à reunião de pais com a fala da direção, da coordenação pedagógica e apresentação de toda equipe escolar. É importante que todos os profissionais sejam apresentados e valorizados neste momento, pois, dentro da sua área, cada um contribui diretamente para o processo educativo das crianças. Após a recepção, as famílias serão acompanhadas pelos professores às salas de aula, onde lerão um texto reflexivo e participarão de uma dinâmica de apresentação.

O espaço físico também terá uma preparação especial. Organizamos os murais da escola com mensagens de boas-vindas para as crianças e os pais, que poderão se servir de um café com bolachas. Essas ações aparentemente pequenas denotam organização, carinho e pré-disposição da escola no acolhimento da comunidade.

E vocês, como estão pensando em receber os pais na primeira reunião do ano? Lembrem-se da importância deste contato inicial e conte-nos suas ideias e sugestões.

Até a próxima!

Um abraço,
Muriele