Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu

A importância de se planejar a primeira reunião de pais do ano

Olá, colegas,

Hoje vou falar um pouquinho da importância do acolhimento na primeira reunião de pais. Na EMEB Vereador José Avilez, tivemos três dias destinados a reuniões pedagógicas nas quais os profissionais puderam conhecer a equipe da Secretaria de Educação em nosso Centro de Formação dos Professores (Cenforpe) e os profissionais da unidade de ensino, conforme contei brevemente no post anterior. Agora é o momento de pensarmos juntos em como receber a comunidade escolar. É necessário sermos muito cuidadosos para começar essa relação com o pé direito.

Eu e a outra coordenadora pedagógica da escola organizamos uma pasta por turma, que continha uma proposta de pauta com os informes gerais, a lista de presença para assinatura dos responsáveis e impressos importantes como autorizações de saída, fichas de levantamento dos dados da criança e entrevistas com os pais da Educação Infantil. O material será apresentado na reunião de pais e receberá as atualizações dos professores, com as pautas de cada reunião ao longo do ano. Após cada encontro, o documento voltará para a coordenação, que acompanhará as presenças dos familiares e os impressos preenchidos. No final do período letivo, tudo estará completo para arquivamento.

A pauta única, além de facilitar na organização, faz com que o discurso seja unificado entre todos os professores e tenhamos itens comuns para todas as famílias. Cabe ressaltar, porém, que deixamos em aberto a possibilidade de o docente sugerir temas e abordagens de acordo com as especificidades de cada turma. Veja aqui a nossa sugestão de pauta.

Além desta organização, receberemos os familiares em subgrupos, de acordo com cada segmento de ensino (creche, pré-Escola e Ensino Fundamental), em horários diferentes. Acolheremos a comunidade com música ambiente no pátio e, após a chegada de todos, daremos início à reunião de pais com a fala da direção, da coordenação pedagógica e apresentação de toda equipe escolar. É importante que todos os profissionais sejam apresentados e valorizados neste momento, pois, dentro da sua área, cada um contribui diretamente para o processo educativo das crianças. Após a recepção, as famílias serão acompanhadas pelos professores às salas de aula, onde lerão um texto reflexivo e participarão de uma dinâmica de apresentação.

O espaço físico também terá uma preparação especial. Organizamos os murais da escola com mensagens de boas-vindas para as crianças e os pais, que poderão se servir de um café com bolachas. Essas ações aparentemente pequenas denotam organização, carinho e pré-disposição da escola no acolhimento da comunidade.

E vocês, como estão pensando em receber os pais na primeira reunião do ano? Lembrem-se da importância deste contato inicial e conte-nos suas ideias e sugestões.

Até a próxima!

Um abraço,
Muriele

ANÚNCIO
LEIA MAIS