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Como fazer observações em sala de aula produtivas

POR:
Muriele Massucato

Olá, colegas,

Tenho me aproximado da realidade e das necessidades pedagógicas dos alunos, e, por mais que as documentações sejam fundamentais, é importante estar próximo ao cotidiano da sala de aula. Neste sentido, quero hoje comentar com vocês sobre a importância de fazermos observações in loco. Esta ação nos permite ampliar a construção de vínculos com os docentes e a contribuir efetivamente com a sua prática.

O primeiro passo para a realização das observações em sala de aula é explicar aos professores o seu objetivo com esta proposta. Não observamos para julgar, criticar ou parabenizar os docentes, mas para nos aproximarmos da realidade dele e contribuirmos frente às suas necessidades. Se o foco do coordenador não for o de efetivamente “ajudar”, suas entradas nas salas de aula serão vistas como fiscalização e intimidação.

LEIA MAIS: 5 dicas para fazer uma boa devolutiva de observação em sala de aula

Em seguida, é importante combinar antecipadamente a data e o horário da visita. Esta atitude é respeitosa com o profissional e lhe garante que sua entrada não seja para assustá-lo, pegando-o desprevenido, mas para ajudá-lo em sua atuação docente. Minha dica é: nunca “invada” o espaço da sala de aula sem ser convidado ou ter agendado antes.

Os focos de observação podem ser vários, como uma criança em específico, gestão de sala de aula pelo professor, interação entre crianças e professor, rotina do dia para reflexão sobre o planejamento e organização do ambiente. O importante é que, seja qual for o foco, você deve compartilhá-lo com os professores para que se sintam mais seguros no momento de receber a devolutiva.

Ao chegar em sala de aula, é fundamental conversar com as crianças e esclarecer brevemente o motivo da sua presença. Afinal, nossa chegada causará certa curiosidade. Esclareça que vai registrar os aspectos que julgar importantes para ajudar o professor. Lembre-se de nunca evidenciar crianças em específico ou desmerecer o trabalho do professor frente à turma.

Durante a observação, atente-se aos aspectos pedagógicos e organizacionais da aula, ou seja: objetivos da atividade proposta, verificando se faz parte do que estava planejado e previsto no currículo da turma; pertinência de acordo com a faixa etária e ano/ciclo; organização da proposta, disposição dos alunos, organização do ambiente; postura do professor; adaptação da atividade às crianças que necessitarem; e gestão da aula pelo docente. Suas anotações precisam ser breves, mas garantir sua retomada para construção da devolutiva ao professor. Nunca faça julgamentos de valor, seja objetivo e profissional em seus registros.

Ao sair da sala de aula, agradeça ao professor e à turma pelo acolhimento, demonstrando respeito e gratidão por ter estado com eles.

Agende, por fim, uma data de devolutiva com o professor para que, além do registro feito, vocês possam conversar a respeito do que foi observado. No último post falei um pouco mais sobre este assunto.

E vocês, como organizam estes momentos?

Um abraço,

Muriele Massucato

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