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5 dicas para fazer uma boa devolutiva de observação em sala de aula

É preciso construir uma prática qualificada e evitar críticas que só descontroem a segurança docente

POR:
Muriele Massucato
Foto: Shutterstock

Olá, colegas,

Continuando o post da semana anterior, vamos falar sobre a devolutiva da observação realizada pelo coordenador pedagógico em sala de aula. O que precisamos para este momento é ter como objetivo a construção de uma prática qualificada e nunca focar em críticas que descontroem a segurança docente ou mesmo o seu vínculo com o coordenador pedagógico.

Por isso, considero que, ao fazer o registro de devolutiva, é preciso deixar sempre bem claro quais são os seus objetivos. Os meus são refletir em parceria com o professor(a) sobre sua atuação docente para aprimorá-la, avaliar permitindo também a autoavaliação do professor e me aproximar da realidade da turma para contribuir de maneira eficaz com a aprendizagem dos pequenos.

Outros cuidados ainda precisam ser garantidos para o sucesso de uma devolutiva formativa:

  • Marcar uma conversa franca com o professor. Pensando nisto, eu prefiro agendar esse papo nos horários formativos em que é possível falar com calma. Nunca retiro o professor em horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), evitando que percam as formações em grupo, e muito menos cogito a hipótese de retirá-lo da sala de aula;
  • Produzir uma devolutiva formativa escrita, apontando inicialmente os aspectos positivos vistos na prática docente. Para tanto, é preciso que o coordenador realize a observação sem pré-julgamentos. Caso contrário, terá dificuldades em localizar pontos positivos que certamente existem na prática de todo educador;
  • Ao apontar aspectos a serem revistos ou aprimorados, é necessário ter sempre o cuidado de fundamentar sua análise em teorias acadêmicas. Também é muito interessante propor novos caminhos, indicar leituras de livros ou sites que favoreçam a reflexão sobre a prática. A observação de sala de aula nem sempre traz resultados imediatos, mas pode apontar o que precisa ser estudado mais a fundo por toda a equipe;
  • Garantir cópia da devolutiva ao professor, para que ele possa ler com calma e avaliar os aspectos citados. Eu também entrego um documento de autoavaliação para que ele possa registrar o seu ponto de vista, indicando concordâncias e discordâncias sobre o que foi dito por mim. Isso me permite compreender seus objetivos e intenções nas práticas observadas;
  • Combinar encaminhamentos práticos com o professor, ou seja, o que será proposto em sala de aula a partir desta reflexão e propor novas observações e novas devolutivas para acompanhamento.

E vocês, colegas, como realizam suas devolutivas e organizam estes momentos?  

Um abraço,

Muriele Massucato