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Para uma participação mais produtiva no conselho de classe

POR:
Joelma Souza
Crédito: Shutterstock

Como conversamos na semana passada, a organização do fechamento do bimestre é uma das atividades que favorecem o aprendizado de nossos alunos por permitir identificar e corrigir processos que não estão tendo os resultados esperados. Como desdobramento, esses dados podem colaborar na participação mais efetiva do diretor no conselho de classe, que reunirá os resultados finais dos estudantes ao longo desse primeiro período letivo sob a perspectiva de diferentes professores.

Para uma participação mais produtiva do gestor e de todos demais envolvidos, é importante considerar este momento como formativo. Muitas vezes, essas reuniões tendem a se restringir à avaliação de notas e comportamento, mas cada encontro do conselho – seja ele bi ou trimestral – precisa ampliar os conhecimento pedagógicos e direcionar práticas que contribuam com a rotina de cada docente e com a qualidade do ensino. A postura não pode ser simplista, de declarar o fracasso escolar diante de resultados ruins ou de que não há nada para se melhorar. É preciso pensar sempre no que pode ser feito a partir do que está sendo apresentado.

Para tanto, será preciso dedicação no levantamento prévio das situações e considerar também os resultados positivos, que podem ser diretrizes para outras situações que necessitam de ajustes. Para guiar os professores no que é importante trazer para essa reunião, vale construir com a equipe gestora uma pauta prevendo quais dados podem ser interessantes. Como o tempo dedicado ao conselho pode ser relativamente pequeno, o ideal é já ter conhecimento dos dados que estarão na pauta. Observe os perfis das turmas e dos alunos para um diagnóstico mais detalhado de cada situação evidenciada e as medidas cabíveis dentro da prática pedagógica. Considere também os avanços e desafios não só dos alunos, mas também dos professores para elaborar o plano de ação.

Como esta conversa fará toda a diferença nos encaminhamentos futuros de nossa equipe docente (e também no da sua escola), é interessante estabelecer encontros semanais da equipe gestora para acompanhar os as intervenções diárias junto aos alunos e professores para garantir que os processos aconteçam de acordo com o esperado. Essas etapas, mesmo parecendo simples, têm uma grande contribuição para legitimar e tornar um processo escolar vivo. A partir delas é possível buscar parcerias, garantir condições, criar oportunidades, gerenciar mais assertivamente as ações e participar ativamente de todo o desenvolvimento da prática educacional.

E você, colega diretor, que ações desenvolve para fazer do conselho de classe um encontro mais produtivo? Compartilhe no espaço de comentários!

Até quarta que vem!
Um abraço,
Joelma