Como os professores dos anos iniciais podem contribuir com o trabalho na Educação Infantil
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Olá colegas,
Trabalho atualmente na EMEB Vereador José Avilez, localizada no município de São Bernardo do Campo (SP), uma escola que atende bebês e crianças na creche (de 0 a 3 anos), Educação Infantil parcial (crianças de 4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (crianças de 6 a 10 anos). São, portanto, três segmentos de ensino em um só local, o que por vezes gera um cenário de grandes desafios, mas também de muito aprendizado e satisfação.
Temos professores e auxiliares que estão há muito tempo atuando na Educação Infantil, assim como outros que sempre estiveram à frente das turmas de Ensino Fundamental. Como poucos já atuaram em ambos os segmentos, mesmo estando bem próximos, suas realidades são bastante distintas umas das outras. Pensando nisso, a diretora Simone; minha parceira de coordenação Célia e eu estamos buscando ações que permitam uma maior integração entre os profissionais desses diferentes segmentos. Sabemos que muitas vezes a rotina e os horários de trabalho diferentes são fatores complicados de driblar. Porém, algumas ideias felizmente já começam a sair do papel.
As professoras Carina e Vanessa, de Educação Física, organizam momentos com os nossos pequenos nos quais promovem atividades de experimentação das vivências corporais e apresentação de materiais diversos da sua área, proporcionando a eles momentos lúdicos para exploração dos novos recursos e espaços. Já o professor Thiago, de Arte, realiza rodas de música na creche. Ele canta, toca e apresenta o violão aos nossos bebês e crianças, que participam com alegria e adoram conhecer com suas pequenas mãozinhas e olhinhos curiosos os instrumentos musicais. Outra rica proposta é a da professora Racquel, responsável pela gestão e organização das tecnologias, que ampliou o acesso das turmas da creche e da Educação Infantil ao uso dos netbooks educacionais e do espaço do laboratório de informática.
Acompanhando estas ações de sucesso, posso garantir que houve um crescimento profissional para todos professores envolvidos. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos, como organizar algumas rotinas, incentivar a um ou outro profissional, planejar as atividades antecipadamente com a participação de todos os educadores envolvidos. Porém, por outro lado, esta vivência já tem nos proporcionado momentos de pesquisa e aprendizagem, onde todos vão em busca do novo e buscam identificar propostas pertinentes de acordo com a faixa etária e o processo de desenvolvimento das crianças.
Novas propostas têm sido pensadas neste sentido: o envolvimento dos alunos maiores do Ensino Fundamental na leitura e contação de histórias para as crianças pequenas, um projeto coletivo de toda a escola com o tema “Arte” e recreios planejados envolvendo crianças de diferentes faixas etárias afim de promover maior integração entre elas. Conforme novas ideias surgirem e a medida em que o projeto se desenvolver, volto a contar outras experiências aqui para vocês. Combinado?
Vale ainda ressaltar que documentamos estas iniciativas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, como uma maneira de compartilhar com a comunidade escolar a nossa constante reflexão frente a maior integração da equipe e dos alunos. Afinal, somos um único grupo, um coletivo e não várias ilhas de diferentes segmentos.
Vou, inclusive, pedir licença para agradecer a toda equipe da EMEB Vereador José Avilez por sua coragem, engajamento e entusiasmo frente às novas propostas. A gestão da escola nada conseguiria sem a adesão dos profissionais envolvidos.
E vocês, colegas, vivenciam experiências parecidas? Vamos trocar ideias para promoção de mais ações neste sentido em nossas escolas?
Um abraço e até a próxima!
Muriele Massucato
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