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Como abordar a Educação ambiental na escola

POR:
Eduarda Diniz Mayrink

O crescimento das cidades muitas vezes afasta as crianças do contato com a natureza. Por essa razão, a escola deve garantir um bom trabalho com Educação ambiental. Esse contato ajudará as crianças a exercitar seus sentidos, sentimentos e compreender a relação de causa e efeito de nossa ação na natureza. Ou seja, quando se altera algum elemento natural, este produz uma reação geral no sistema.  Mas como encaixar esse tema com as crianças?

Quanto mais prática forem as atividades, mais os pequenos se engajam e a teoria faz sentido para eles. Um bom exemplo aconteceu durante esse mês na escola em que trabalho. Os alunos do 1º ano estão estudando a importância do solo e as professoras focaram na reflexão sobre os cuidados necessários com a terra. O trabalho começou com a observação de fotos de diferentes tipos de solos, na sequência, houve um estudo de meio e uma roda de conversa com as crianças.  Durante os encontros, as crianças começaram a questionar porque alguns solos podem ter plantas e outros não conseguem. Vale lembrar que a curiosidade despertada nos estudantes é um bom indicador do quanto a atividade lhes interessa e valorizar seus questionamentos faz com que sintam protagonistas nessa pesquisa. Seguindo essa lógica, demos às turmas algumas perguntas para casa: Que tipo de solo é mais produtivo para plantar? O que deve ter o solo para uma planta desenvolver? Quais cuidados devemos ter com o solo?

No dia seguinte, alguns estudantes trouxeram a informação de que as minhocas contribuem muito para o solo ser produtivo. Com base nessa descoberta, os pequenos pesquisaram sobre as minhocas, trouxeram algumas para a sala e começaram a fazer mais perguntas, à medida que se aprofundavam. Isso exigiu estudo da parte das educadoras que precisavam ter conhecimento para nortear as reflexões das turmas. Mas, não podemos nos esquecer que a comunidade pode e deve ser uma aliada da escola. Foi assim com essa certeza que decidimos convidar a estudante de engenharia ambiental Nayra Martins Leite para tirar dúvidas sobre o assunto. O convite, escrito com a ajuda dos alunos, já continha algumas das dúvidas deles sobre como organizar um minhocário na sala de aula. Posso dizer que a roda de conversa foi um verdadeiro sucesso, pois as crianças conseguiram aproveitar bem a oportunidade e tivemos uma excelente entrevista.

Depois dessa experiência, os estudantes produziram desenhos e textos. O próximo passo é organizar uma maneira de socializarem suas aprendizagens e apresenta-las para as turmas da Educação Infantil e do 2º ano. Outra ação que está nos nossos planos é revitalizar um local na escola para fazer uma horta utilizando as minhocas para a fertilização do solo.

O que essa experiência deixou muito claro para mim é que não é necessário ter um grande conhecimento sobre a natureza para falar dela. Você pode caminhar com os alunos, pedir ajuda a profissionais e partir para a pesquisa. O importante é que esse tema seja trabalhado com a seriedade e profundidade necessárias. E vocês, coordenadoras, como têm tratado o tema na escola?

Até a próxima semana!

Eduarda