Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Ser diretor é mais que um cargo e exige mais que uma formação

POR:
Joelma Souza
A diretora Joelma Souza se despede do blog, mas deixa quatro dicas para os leitores. Crédito: Rafael Araújo

Ser diretor escolar é um desafio e uma conquista diária, uma busca constante por práticas e resultados melhores todos os dias.  Nestes últimos oito meses compartilhei experiências, dicas e levantei discussões sobre a rotina e nossa atuação, em que fazer pedagógico deve ser a maior das preocupações desse profissional. Hoje me despeço do Blog Na Direção Certa. Minha trajetória neste espaço foi de aprendizado, reflexão das minhas próprias ações e muita gratidão por poder contribuir um pouquinho com este debate tão grandioso dentro do processo educacional.

Como de costume, não posso deixar de encerrar esse ciclo sem compartilhar uma última reflexão. Ser diretor escolar nos dias de hoje é muito mais que um cargo e requer muito mais que uma formação – é uma opção que exige muita paixão, compromisso e avaliação constante da nossa prática e da de todos que compõem a equipe. Compartilho abaixo quatro pontos que considero ao realizar meu trabalho e que podem também contribuir para outros diretores:

1. Tenha confiança em cada membro da equipe. Quando há cumplicidade profissional e consideração a todos, os funcionários compreendem melhor seu papel enquanto comunidade e contribuem mais dentro do contexto do processo educacional de nossos alunos.

2. Organize a rotina. Não são apenas reuniões e grandes ações que devem ter seu espaço previsto no calendário e no seu dia a dia. Cada atividade dentro da escola tem seu lugar e deve ser prevista para não ser atropelada pelas urgências. Processos administrativos, documentais e, principalmente, pedagógicos não podem ficar de fora. Reserve um horário para atendimento aos pais, servidores, alunos e comunidade. O diretor acessível contribui com uma rotina de confiança e diálogo entre todos os envolvidos.

3. Mantenha a escuta sensível. Um diretor atento a cada atuação, espaço, falas e acontecimentos que possam surgir dentro da escola consegue identificar melhor as situações, o que elas envolvem e trabalhar nas soluções necessárias. Esse movimento pela escola e entre a equipe com a escuta sensível ajuda a compreender as dinâmicas da comunidade e do espaço escolar, além de dar indícios de como contribuir para um convívio mais harmoniosos e respeitoso.

4. Esteja aberto aos aprendizados diários. A escola é um espaço para aprender todo dia um pouco mais – mesmo não sendo mais aluno –. Momentos de estudo, formação e troca de experiências entre os colegas são os parceiros fundamentais para continuarmos nesse processo de avançar dentro de nossas práticas pedagógicas.

Minha trajetória na Educação completa 20 anos como gestora. São histórias de vida – minha e de tantos outros que passaram pelas escolas em que trabalhei – em uma profissão que, todos os dias, nos contempla com novos desafios. Agradeço a cada amigo diretor leitor por acompanharem minha caminhada profissional por meio dos textos publicados no Na Direção Certa e também pela confiança em compartilhar, nos comentários, suas próprias experiências.

Hoje, não tenho perguntas a fazer. Só quero agradecer a maneira carinhosa que cada um de vocês, leitores, me acolheu, por meio de comentários, alguns registrados no site, outros nas redes sociais. Tenho a certeza que cada um de nós estaremos na direção certa se continuamos a pensar sobre nossa prática e a acompanhar as discussões e publicações trazidas pela revista e site GESTÃO ESCOLAR.

Um forte e grande abraço a cada um e muito obrigada por tudo!

Carinhosamente,
Joelma