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3 livros para debater na reunião de planejamento - e salvar o ano

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GESTÃO ESCOLAR
Reunião de planejamento define os rumos da escola no ano     Foto: Getty Images

As listas de livros para gestores têm um olho no processo de estruturação da gestão escolar. São leituras obrigatórias para o ano. Mas neste momento em que o prazo para estruturar o plano de ação que vai nortear os rumos da escola neste ano está chegando ao fim, não dá para deixar para depois. Na reunião de planejamento, uma parte importante do debate estará centrada em como lidar com questões como indisciplina e evasão e promover melhoria no ensino.

GESTÃO ESCOLAR reúne aqui três indicações feitas por Ademir Almagro, professor de História de Novo Horizonte (SP) com ampla experiência em aumentar o engajamento dos estudantes. São livros que podem ajudar diretores, coordenadores e supervisores a traçar – e seguir – o plano que vai funcionar melhor para sua escola. Essas obras abordam técnicas de avaliação dos estudantes, como construir o aprendizado potencializar a aula. Assim, gestores e professores chegarão mais preparados para o primeiro dia de aula.

 

Aprendendo Inteligência
Prof. Pier (Pierluigi Piazzi) – Editora Aleph

A neurociência aponta que a inteligência pode ser aprendida, e que esse fato não se dá durante as aulas, mas no momento do estudo individual, extraescolar. Inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. O livro aborda como evitar erros comuns no aprendizado e dá dicas de como é possível estudar menos e aprender mais.

 

Prova: Um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas

Vasco Pedro Moretto – Editora Dp A

Livro de linguagem fácil e direta, ele tem como proposta discutir instrumentos de avaliação que não sejam excludentes. Moretto defende que o professor deve estabelecer os objetivos que deseja alcançar – o que definirá as estratégias de ensino mais adequadas e permitirá que o processo seja avaliado. Ele explica como funciona uma boa avaliação e quais critérios devem pesar na hora de refletir sobre desempenho de estudantes e professores. Moretto separa o aluno do estudante, dizendo que escolas têm alunos, mas é preciso transformá-los em estudantes.

 

Aula Nota 10: 49 Técnicas Para Ser um Professor Campeão de Audiência
Doug Lemov – Editora da Boa Prosa

O autor explica técnicas que podem tornar o professor um motivador dos alunos e, com isso, ampliar as expectativas acadêmicas. Para ele, o docente deve escolher aquilo que vai servir para sua sala de aula. Ele cita recursos didáticos que podem ser aplicados, independentemente de preferência pedagógica, em escolas frequentadas por crianças de baixa renda. Ao explicar conceitos como disciplina, controle, influência e engajamento, ele acredita que é possível criar uma forte cultura escolar.