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19 de Janeiro de 2018 Imprimir
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Como colocar o PPP em prática?

Por: Larissa Teixeira
PPP: na busca de soluções para o planejamento e avaliação da escola   Foto: Getty Images

O projeto político-pedagógico (PPP) é a principal ferramenta de planejamento e avaliação de uma escola. Além de definir a identidade da instituição, o documento indica os caminhos para ensinar com qualidade e garantir a aprendizagem.

Por isso, a sua elaboração precisa ser democrática e envolver toda a comunidade escolar. Ele deve conter a missão da escola, dados sobre aprendizagem, os recursos disponíveis, as diretrizes pedagógicas e os planos de ação da escola.

Para que o PPP não se torne um documento burocrático e sem relação com o cotidiano da instituição, o diretor e o coordenador pedagógico precisam trabalhar em conjunto para tirar as ideias do papel. Confira, a seguir, cinco conteúdos sobre a construção e a implementação do PPP.

 

A estrutura do projeto político-pedagógico (PPP)

O PPP deve ser um documento vivo, com informações atualizadas e de conhecimento de todos, já que será a base para as decisões e apontará as diretrizes para as atividades que serão realizadas ao longo de todo ano.

8 questões essenciais sobre projeto político-pedagógico

O processo de elaboração e implantação do projeto pedagógico é complexo e dúvidas sempre aparecem no caminho. Por isso, NOVA ESCOLA respondeu às oito perguntas mais comuns nesse percurso.

Como fazer o PPP funcionar

Em visita à uma escola em Mogi Mirim, São Paulo, a consultora de GESTÃO ESCOLAR Maura Barbosa explica quais são as partes essenciais desse instrumento e analisa o conteúdo do PPP da escola.

Chegou a hora de revisitar o PPP em equipe. E aí, como fazer?

Por ser um documento tão importante e nortear as atividades da escola, o PPP precisa ser construído e revisitado sempre coletivamente, para que todos se sintam parte dele. Mas como organizar esse processo com toda a equipe?

Iniciando os trabalhos com a Base Nacional Comum Curricular

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os gestores terão a difícil tarefa de revisitar o PPP para definir as estratégias pedagógicas mais adequadas para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

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