Por que sua escola existe?
POR: Livia Ribeiro, Douglas Giglioti, Edson Grandisoli
Qual o propósito de sua escola? Você consegue responder essa pergunta neste instante? Todos os seus educadores e colaboradores responderiam da mesma maneira? Pergunte a eles e veja o que vão dizer.
LEIA MAIS Práticas para uma gestão muito mais sustentável
Muitos gestores não utilizar o propósito de sua escola como ferramenta de gestão por não saberem por onde começar ou não compreenderem sua importância. Há um método esquematizado pelo norte-americano Simon Sinek (autor de "Por Quê: Como grandes líderes inspiram ação"), no qual a ideia central é simples: as pessoas se inspiram e consomem o porquê de suas ações e não o que você faz.
LEIA MAIS Sua escola tem projeto?
Ao destacar o diferencial de sua escola aos pais dos alunos, gestores apresentam o novo laboratório tecnológico ou a horta. Mas está claro por que esses espaços existem na escola? O discurso é muito mais engajador e coeso quando é iniciado pelo seu porquê: “Aqui acreditamos na expansão do poder de escolha da sociedade, por isso trabalhamos com essa política pedagógica e, para que isso aconteça, temos a horta e o espaço maker”.
E isso não se limita aos pais. Em uma escola que tem seu propósito pautado no acolhimento, o gestor consegue esclarecer ao porteiro a importância de seu sorriso ao cumprimentar alunos e funcionários e ao coordenador qual atitude tomar em situações delicadas baseado no mesmo argumento. Contratar colaboradores e aceitar famílias que possuem um alinhamento de propósito é uma grande ferramenta para um trabalho bem estruturado de longo prazo.
E muito se engana quem acha que essa é uma ferramenta adequada apenas ao setor privado.
Em um cenário com educadores exaustos pelos problemas diários e com limitações na possibilidade de seleção de profissionais e público atendido, ter um discurso e uma atitude que relembre o propósito maior e único do porquê todos estão ali é uma energia adicional para pensar em estratégias de melhoria e resolução dos problemas.
Caso o propósito da sua escola ainda não esteja claro para todos, realize a seguinte reflexão junto à sua equipe: peça que cada um responda individualmente em um papel que diferença faria na vida dos alunos, de suas famílias e em suas próprias vidas se sua escola não existisse.
Agrupe as respostas por similaridade, como desenvolvimento, transformação, proteção, entre outros. Inicie um debate para que cada um exponha sua opinião e aponte a relação de causa-efeito dentre esses macro temas, encontrando o seu porquê no tema que, na opinião do grupo, é a causa para o restante.
Propósitos sustentáveis, que possuem perenidade e identificação de todos, envolvem verbos que promovam vínculos e relacionamentos: compartilhar, servir, acolher, conectar, desenvolver, cultivar, inspirar, amar, cuidar, proteger. Vão em oposição a propósitos focados em servir interesses pessoais, principalmente aos dos líderes. Então, por que sua escola existe?
Livia Ribeiro é engenheira ambiental formada pela UNESP e cofundadora e diretora da Reconectta. Tem MBA em Gestão de Empresas e Negócios com formação modular em Berkeley, formação em Educação Popular e é pós graduanda em Educação Ambiental para Sustentabilidade.
Douglas Giglioti é diretor da Reconectta e Global Shaper pelo Fórum Econômico Mundial, educador com MBA em gestão de empresas com formação modular em Babson College. É pós-graduando em Neurociência e Psicologia Aplicada e Executive Coach certificado pelo ICI com experiência em gestão de processos e liderança no meio corporativo e educacional.
Edson Grandisoli é biólogo, Ecólogo e doutorando em Educação para a Sustentabilidade. Diretor educacional da Reconectta e Professor do Ensino Básico há 22 anos. Autor de livros didáticos e paradidáticos e palestrante.
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-