Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

Rede articulada entre escolas e secretaria traz eficiência

Como a secretaria de educação de Lagoinha do Piauí, no Piauí, promoveu o trabalho conjunto entre os profissionais da escola e da equipe técnica

Equipe de formação da Secretaria de Educação de Lagoinha  Foto: Acervo pessoal

A secretaria de educação de Lagoinha do Piauí, no Piauí, descreve abaixo sobre como fez as parcerias entre os profissionais da escola e da secretaria para buscar melhores resultados. Esta experiência foi uma das três vencedoras da Ação de Reconhecimento do Conviva em 2017.

 

Veja a seguir o texto publicado originalmente na plataforma Conviva:

“Em uma nova gestão e com uma equipe pequena, ficava difícil administrar uma rede de ensino e escolas da zona urbana e zona rural. Não conseguíamos controlar o fluxo dos estudantes porque não havia uma ponte de ligação entre as escolas. Os processos se perdiam e informações não chegavam a tempo de inserir no Educacenso. Por muitas vezes perdemos recursos por não informar em tempo hábil o recenseamento dos alunos.

Com a plataforma do Conviva Educação, a secretaria montou uma equipe formada também por gestores escolares, integrando uma rede onde cada membro tinha uma função dentro da plataforma. Os gestores escolares ficariam responsáveis de alimentar o sistema com dados da escola e os membros da secretaria de organizá-los. O Conviva passou a ser a ponte que integra escolas e secretaria.

Os gestores com acesso a ferramenta de Escolas, Estudantes e Profissionais cadastraram todos os alunos de sua escola e profissionais que compõe a rede e ficaram responsáveis de manter a alimentação do sistema atualizar quando chegarem matrículas novas. Uma das escolas colocou até fotos para facilitar a identificação das crianças!

O acesso online deu praticidade e rapidez à documentação de estudantes e professores, sem perdas de documentos nem informações incompletas. Também utilizamos a Biblioteca e conhecemos projetos para serem colocados nas escolas.

Hoje podemos explorar dados referente à formação de turmas e à entrada e saída de alunos sem que seja preciso o diretor sair da sua escola, fazendo seu notebook uma secretaria móvel. Com relação à documentação dos professores, temos cópias dos certificados dos profissionais no sistema. A emissão de documentos online agiliza o tempo dos diretores com relação à declaração de transferência e declaração de matrícula. A cada dia crescemos e podemos fazer mais! O Conviva tornou-se um aliado na democratização e modernização da secretaria municipal de Lagoinha.”

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar.

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.