Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Autoavaliação: a hora de refletir sobre seu trabalho

Avaliar a própria postura e a prática, com a ajuda da comunidade, é uma maneira de você crescer e se aprimorar como gestor

POR:
Noêmia Lopes
Olhar para si mesma A avaliação do seu trabalho levou Hélia, de Cuiabá, a ter o apoio de todos na hora de tomar decisões
O fim do ano está aí e, com ele, a chance de olhar para a trajetória percorrida pela escola ao longo de 2012. Se você, gestor, já colocou na sua agenda fazer um balanço dos projetos desenvolvidos, dos índices de aprendizagem, da formação docente e da relação com a comunidade, que tal incluir outro tópico nessa lista: a avaliação do seu papel como diretor? Afinal, a sua atuação - assim como os demais itens - é fundamental para o bom andamento da instituição. 


A autoavaliação deve ser sua grande aliada, visto que ela permite melhorar os processos para que a escola atinja os seus objetivos de aprendizagem. Outra vantagem do uso dessa ferramenta é contagiar a equipe. "O autoconhecimento é indispensável para que o gestor analise a maneira como toma as decisões e reage diante de adversidades, mostrando a professores e funcionários que todos têm o que aprender no processo de reflexão", afirma José Valério Macucci, professor do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.

Uma vez semeada internamente essa cultura, fica mais fácil envolver a comunidade nos processos de avaliação e pedir opiniões sobre os rumos da gestão. Trata-se, portanto, de levar em conta a percepção das outras pessoas sobre a sua atuação - e não somente a sua própria impressão. "Quando nos olhamos no espelho, vemos nossas qualidades, nossos defeitos e abrimo-nos às críticas", afirma Helia Regina Cândido Ormond, diretora da EE Professora Maria Hermínia Alves, em Cuiabá.

Para ajudá-lo nesse processo de autoconhecimento, GESTÃO ESCOLAR preparou os quadros que você encontra ao longo desta reportagem. O primeiro, ao lado, é para você mesmo responder. Os outros são para os diferentes segmentos da comunidade. Lembre-se de que esses modelos devem servir apenas de inspiração. Vale acrescentar novos tópicos de acordo com a realidade da escola e da sua maneira de ser, tomando os devidos cuidados para evitar constrangimentos (leia o quadro na página 3).

Esse processo de análise exige maturidade de todas as partes envolvidas para que não ocorra nenhuma situação de bajulação nem sejam realizadas críticas inconsistentes - e, claro, para que os resultados sejam encarados com profissionalismo. "Quando se tem coragem de ouvir o outro, a escola sai ganhando, pois descobrimos movimentos inovadores", afirma Maria Nilene Badeca da Costa, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Pequenos conselhos, grandes transformações

Até a virada de 2009 para 2010, Helia Regina, de Cuiabá, achava que a palavra dela era lei e que, sozinha, dava conta de decidir sobre tudo. Foi durante a inscrição da escola em um prêmio voltado às práticas da gestão que ela questionou essa postura. Procurou a equipe e pediu conselhos. Professores e colegas sugeriram que ela circulasse pela escola, ouvisse mais a comunidade e não deixasse que os assuntos burocráticos roubassem todo o seu tempo.

Não foi fácil. Contudo, Helia percebeu que era hora de mudar. Logo nas primeiras voltas pelo pátio, se deparou com uma infestação de pombas na quadra. Se ela não fosse rapidamente coberta, seria impossível continuar a utilizá-la. Dinheiro não havia. Não fosse a mudança de atitude, talvez esse problema tivesse ficado sem solução. Diferentemente do que costumava fazer, Helia convocou a comunidade para ajudá-la a decidir, contou o drama das crianças no recreio e nas aulas de Educação Física e pediu sugestões. Ficou surpresa: juntos, resolveram solicitar doações e vender cotas a patrocinadores. A solução foi rápida e teve custo mínimo para a escola.

"Como gestora, preciso saber no que estou falhando e conhecer a opinião dos outros para promover melhoras", aprendeu Helia. Com a equipe interna, ela faz reuniões semanais, pede sugestões e registra os comentários. Depois, analisa os apontamentos e reflete sobre o que pode aprimorar. Com os pais, a pesquisa é bem sistematizada: duas vezes por ano, a diretora envia um questionário com perguntas para saber o que eles pensam sobre a atuação dela.

Comprometimento e autorreflexão coletiva

Ao ouvir a opinião da comunidade, Márcia, de Fortaleza, fortaleceu a sua gestão. Foto: Drawlio Joca
Sem receio das críticas Ao ouvir a opinião da comunidade, Márcia, de Fortaleza, fortaleceu a sua gestão

"Como posso achar que sou boa profissional se pais e alunos não estiverem satisfeitos com a minha atuação?", questionava-se a vice-diretora da EMEIF José Carlos de Pinho, em Fortaleza, Jisle Monteiro Berreza Dantas. Em 2006, quando a escola iniciou seu processo de autoavaliação, sua inquietação somou-se à experiência da diretora, Márcia Maria Moura de Araújo, que, em sua carreira anterior como administradora bancária, aprendeu que toda instituição precisa olhar para si mesma para bem funcionar.

Jisle e Márcia trabalham assim: elas pedem para que professores, funcionários e representantes de alunos e pais respondam aos questionários, compilam os dados e aproveitam a semana pedagógica para apresentar os pontos positivos e os frágeis para todos. Daí nasce o plano de ação para o ano.

No início, as perguntas eram fechadas - do tipo "Marque com um X a alternativa correta" - e se baseavam em documentos da Secretaria de Educação. Com o tempo, a equipe adaptou as questões às necessidades da escola e começou a pedir também respostas dissertativas. "Como os gestores podem aproximar a escola das famílias?", "Você tem alguma dificuldade para falar com a direção?" e "Como estão as relações interpessoais na escola?" são alguns exemplos.

Se existe algum receio em receber críticas? "De jeito nenhum", diz Márcia. "Com a consolidação dessa cultura, deixamos de trabalhar de maneira fragmentada e hoje todos são comprometidos com o coletivo e com a aprendizagem."

Da avaliação restrita a um processo amplo e democrático

Ao ampliar as áreas avaliadas, Maria de Fátima, de Marabá, reviu a forma de lidar com o grupo. Foto: Ulisses Pompeu
Equipe mais articulada Ao ampliar as áreas avaliadas, Maria de Fátima, de Marabá, reviu a forma de lidar com o grupo

Na EMEF Basílio Miguel dos Santos, em Marabá, a 495 quilômetros de Belém, até 2009 a autoavaliação restringia-se à discussão que a equipe gestora fazia sobre a própria prática e a atuação dos docentes. "Como não sabíamos como abordar os problemas, criamos alguns constrangimentos", conta a diretora, Maria de Fátima dos Santos Scherer.

No ano seguinte, ela, a coordenadora pedagógica e a orientadora educacional adotaram outra estratégia: propuseram que cada professor avaliasse o próprio trabalho e também o das gestoras. Foi montado um roteiro abordando aspectos relativos à organização dos ambientes, ao relacionamento com os pais e à percepção do espírito de equipe e fatores exclusivos da gestão, com perguntas como: "O que nós, gestores, precisamos fazer e não estamos fazendo para ajudá-lo em sala de aula?" Os alunos também opinaram sobre a maneira de os professores agirem e ensinarem e sugeriram melhorias à escola. "Quando não é possível atender aos pedidos, chamamos as turmas e explicamos os motivos", conta a diretora.

O processo engatou e a novidade de 2012 é a organização dos resultados em gráficos e tabelas, a serem exibidos e discutidos na semana de planejamento, no começo de 2013. Maria de Fátima conclui que, para ela, o grande ganho foi no relacionamento com o grupo: "Eu usava o argumento da transparência para fazer críticas, porém não percebia que magoava as pessoas com a minha abordagem. Precisei rever meu papel como gestora e hoje sei que ninguém precisa ouvir ?Você não sabe fazer isso?. É melhor - e mais produtivo - perguntar ?Vamos tentar algo novo? Vamos mudar? Como posso te ajudar?".

Atenção a esses pontos

- Público Todos devem participar. Se a escola for grande, podem ser eleitos representantes dos vários segmentos.

- Tamanho do questionário Quanto mais enxuto, melhor. Até dez questões, no máximo.

- Linguagem Simples e direta, evitando jargões da área da Educação.

- Anonimato Não peça a identificação do respondente para incentivar a sinceridade e resguardar a privacidade. Distribua envelopes-padrão para as respostas e coloque uma caixa em local preservado para recebê-los.

- Prazo para devolução Até dez dias.

- Uso dos resultados Tabular os pontos positivos e negativos, compartilhar os resultados com a comunidade e traçar planos de ação. A algumas demandas, só você poderá atender. Outras vão merecer uma revisão do PPP. Implemente as mudanças - e divulgue-as.

Cinco questionários de avaliação

Para você, diretor

Autoavaliação

Acompanho dados de frequência, evasão, retenção e distorção idade-série, usando-os para definir ou repensar metas e estratégias? 
( ) sim ( ) não

Fico atento à quantidade de alunos enviados por professores à diretoria? 
( ) sim ( ) não 
Que leitura faço desse tipo de prática? ______

Observo o movimento na escola e se há alunos fora das classes nos horários de aulas? 
( ) sim ( ) não

Uso os dados das avaliações internas e externas para pensar a proposta pedagógica da escola e discuti-la com meus colegas? 
( ) sim ( ) não

Fomento uma cultura voltada à leitura? 
( ) sim ( ) não
Como? __________________

Apoio e ofereço condições para a realização das reuniões pedagógicas? 
( ) sim ( ) não

Apoio a realização de reuniões do Conselho Escolar, do Conselho de Classe e da Associação de Pais e Mestres e ofereço condições para que elas aconteçam?
( ) sim ( ) não

Volto minha atenção à aprendizagem, impedindo que os processos administrativos se sobreponham a ela? 
( ) sim ( ) não

Faço reuniões regulares com toda a equipe e com cada segmento? 
( ) sim ( ) não

Peço a opinião de alunos, pais, professores e funcionários antes de tomar decisões? 
( ) sim ( ) não

Sei ouvir críticas e levá-las em conta na mudança de minhas práticas e atitudes?
( ) sim ( ) não

Busco junto à Secretaria de Educação o apoio necessário para aprimorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem? 
( ) sim ( ) não

Solicito a ajuda do Conselho Tutelar sempre que preciso? 
( ) sim ( ) não

Participo da organização e abertura das reuniões de pais, observando-as e analisando a frequência? 
( ) sim ( ) não

Busco soluções sustentáveis e ecologicamente corretas? 
( ) sim ( ) não

Zelo pela acessibilidade de todos os integrantes da comunidade interna e externa? 
( ) sim ( ) não

Sou pró-ativo na busca de recursos e parcerias externas, sem ficar apenas na dependência dos repasses de verbas? 
( ) sim ( ) não

Busco uma boa organização dos registros escolares, da documentação da escola e da vida funcional da equipe? 
( ) sim ( ) não

Zelo pelo patrimônio escolar? 
( ) sim ( ) não

Procuro garantir os materiais básicos a alunos e professores? 
( ) sim ( ) não

Busco aprimorar minha formação, participando de cursos, seminários, palestras e de atividades culturais? 
( ) sim ( ) não

Para os funcionários

Caro funcionário, sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de responder de forma sincera a esse questionário. Obrigado!

O diretor... 

Faz reuniões regulares com os funcionários? 
( ) sim ( ) não

Informa a todos sobre os projetos em andamento e pede a colaboração para que eles se realizem? 
( ) sim ( ) não

Acompanha a frequência dos funcionários? 
( ) sim ( ) não

Valoriza todos os profissionais, do porteiro ao vice-diretor, reconhecendo e promovendo o potencial de cada um? 
( ) sim ( ) não

Entende que todos têm um papel importante na aprendizagem dos alunos? 
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: _________________________________________________

Para professores e coordenadores

Caro colega, suas respostas me ajudarão a melhorar minha atuação como gestor. Conto com suas opiniões e sugestões.

O diretor... 

Faz reuniões regulares com a coordenação pedagógica? 
( ) sim ( ) não

Garante as condições ideais para a realização dos encontros formativos? 
( ) sim ( ) não

Entende a escola como lugar de formação continuada? 
( ) sim ( ) não

Busca articulação com a coordenação pedagógica para integrar professores de diferentes áreas e séries? 
( ) sim ( ) não

Sabe delegar funções, solicitar ajuda e ouvir críticas? 
( ) sim ( ) não

Promove uma gestão democrática e participativa? 
( ) sim ( ) não

Age com ética e transparência na condução dos processos educativos e administrativos da escola? 
( ) sim ( ) não

Observa e promove as questões de segurança e higiene? 
( ) sim ( ) não

Dispensa tratamento igual a todos os profissionais, pais e alunos, fazendo cumprir as regras aprovadas no regimento escolar? 
( ) sim ( ) não

Faz cumprir o calendário escolar e o mínimo de 200 dias letivos previstos em lei?
( ) sim ( ) não

Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela? 
( ) sim ( ) não

Acompanha a frequência dos professores? 
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: ________________________________________________________

Para os alunos

Querido aluno! Você quer que a escola fique cada vez melhor? Então responda a essas questões!

O diretor... 

Informa a você e seus colegas sobre o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, a importância dessas instâncias e como participar delas? 
( ) sim ( ) não

Abre as portas da diretoria para que as turmas deem sugestões e opiniões sobre as atividades e os projetos? 
( ) sim ( ) não

Circula pelos ambientes da escola e conversa com você e seus colegas? 
( ) sim ( ) não

Garante uma escola bonita, agradável e limpa para todos? 
( ) sim ( ) não

Promove brincadeiras e atividades de leitura e esportivas nas horas de intervalo? 
( ) sim ( ) não

Permite que você e seus colegas tenham acesso a computadores, livros, laboratórios e demais equipamentos da escola? 
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: _____________________________________________________

Para a família

Caros pais, preciso da sua opinião para melhor atendê-los. Por favor, respondam ao formulário e depositem-no na caixa que se encontra na secretaria da escola.

O diretor... 

Promove reunião de pais em horários adequados à sua rotina? 
( ) sim ( ) não

Informa a comunidade sobre os projetos da escola e convida todos a colaborar?
( ) sim ( ) não

Divulga o Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres e como participar deles? 
( ) sim ( ) não

Usa os murais da escola para mostrar o trabalho dos alunos e convidar para eventos? 
( ) sim ( ) não

Leva em consideração a cultura da comunidade no projeto educativo da escola?
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: _____________________________

Quer saber mais?

CONTATOS
EE Professora Maria Hermínia Alves, tel. (65) 3649-8067
EMEF Basílio Miguel dos Santos, tel. (94) 3324-4063
EMEIF José Carlos de Pinho, tel. (85) 3452-1881 

Tags