Autoavaliação: a hora de refletir sobre seu trabalho
Avaliar a própria postura e a prática, com a ajuda da comunidade, é uma maneira de você crescer e se aprimorar como gestor
POR: Noêmia Lopes
A autoavaliação deve ser sua grande aliada, visto que ela permite melhorar os processos para que a escola atinja os seus objetivos de aprendizagem. Outra vantagem do uso dessa ferramenta é contagiar a equipe. "O autoconhecimento é indispensável para que o gestor analise a maneira como toma as decisões e reage diante de adversidades, mostrando a professores e funcionários que todos têm o que aprender no processo de reflexão", afirma José Valério Macucci, professor do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.
Uma vez semeada internamente essa cultura, fica mais fácil envolver a comunidade nos processos de avaliação e pedir opiniões sobre os rumos da gestão. Trata-se, portanto, de levar em conta a percepção das outras pessoas sobre a sua atuação - e não somente a sua própria impressão. "Quando nos olhamos no espelho, vemos nossas qualidades, nossos defeitos e abrimo-nos às críticas", afirma Helia Regina Cândido Ormond, diretora da EE Professora Maria Hermínia Alves, em Cuiabá.
Para ajudá-lo nesse processo de autoconhecimento, GESTÃO ESCOLAR preparou os quadros que você encontra ao longo desta reportagem. O primeiro, ao lado, é para você mesmo responder. Os outros são para os diferentes segmentos da comunidade. Lembre-se de que esses modelos devem servir apenas de inspiração. Vale acrescentar novos tópicos de acordo com a realidade da escola e da sua maneira de ser, tomando os devidos cuidados para evitar constrangimentos (leia o quadro na página 3).
Esse processo de análise exige maturidade de todas as partes envolvidas para que não ocorra nenhuma situação de bajulação nem sejam realizadas críticas inconsistentes - e, claro, para que os resultados sejam encarados com profissionalismo. "Quando se tem coragem de ouvir o outro, a escola sai ganhando, pois descobrimos movimentos inovadores", afirma Maria Nilene Badeca da Costa, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Pequenos conselhos, grandes transformações
Até a virada de 2009 para 2010, Helia Regina, de Cuiabá, achava que a palavra dela era lei e que, sozinha, dava conta de decidir sobre tudo. Foi durante a inscrição da escola em um prêmio voltado às práticas da gestão que ela questionou essa postura. Procurou a equipe e pediu conselhos. Professores e colegas sugeriram que ela circulasse pela escola, ouvisse mais a comunidade e não deixasse que os assuntos burocráticos roubassem todo o seu tempo.
Não foi fácil. Contudo, Helia percebeu que era hora de mudar. Logo nas primeiras voltas pelo pátio, se deparou com uma infestação de pombas na quadra. Se ela não fosse rapidamente coberta, seria impossível continuar a utilizá-la. Dinheiro não havia. Não fosse a mudança de atitude, talvez esse problema tivesse ficado sem solução. Diferentemente do que costumava fazer, Helia convocou a comunidade para ajudá-la a decidir, contou o drama das crianças no recreio e nas aulas de Educação Física e pediu sugestões. Ficou surpresa: juntos, resolveram solicitar doações e vender cotas a patrocinadores. A solução foi rápida e teve custo mínimo para a escola.
"Como gestora, preciso saber no que estou falhando e conhecer a opinião dos outros para promover melhoras", aprendeu Helia. Com a equipe interna, ela faz reuniões semanais, pede sugestões e registra os comentários. Depois, analisa os apontamentos e reflete sobre o que pode aprimorar. Com os pais, a pesquisa é bem sistematizada: duas vezes por ano, a diretora envia um questionário com perguntas para saber o que eles pensam sobre a atuação dela.
Comprometimento e autorreflexão coletiva
"Como posso achar que sou boa profissional se pais e alunos não estiverem satisfeitos com a minha atuação?", questionava-se a vice-diretora da EMEIF José Carlos de Pinho, em Fortaleza, Jisle Monteiro Berreza Dantas. Em 2006, quando a escola iniciou seu processo de autoavaliação, sua inquietação somou-se à experiência da diretora, Márcia Maria Moura de Araújo, que, em sua carreira anterior como administradora bancária, aprendeu que toda instituição precisa olhar para si mesma para bem funcionar.
Jisle e Márcia trabalham assim: elas pedem para que professores, funcionários e representantes de alunos e pais respondam aos questionários, compilam os dados e aproveitam a semana pedagógica para apresentar os pontos positivos e os frágeis para todos. Daí nasce o plano de ação para o ano.
No início, as perguntas eram fechadas - do tipo "Marque com um X a alternativa correta" - e se baseavam em documentos da Secretaria de Educação. Com o tempo, a equipe adaptou as questões às necessidades da escola e começou a pedir também respostas dissertativas. "Como os gestores podem aproximar a escola das famílias?", "Você tem alguma dificuldade para falar com a direção?" e "Como estão as relações interpessoais na escola?" são alguns exemplos.
Se existe algum receio em receber críticas? "De jeito nenhum", diz Márcia. "Com a consolidação dessa cultura, deixamos de trabalhar de maneira fragmentada e hoje todos são comprometidos com o coletivo e com a aprendizagem."
Da avaliação restrita a um processo amplo e democrático
Na EMEF Basílio Miguel dos Santos, em Marabá, a 495 quilômetros de Belém, até 2009 a autoavaliação restringia-se à discussão que a equipe gestora fazia sobre a própria prática e a atuação dos docentes. "Como não sabíamos como abordar os problemas, criamos alguns constrangimentos", conta a diretora, Maria de Fátima dos Santos Scherer.
No ano seguinte, ela, a coordenadora pedagógica e a orientadora educacional adotaram outra estratégia: propuseram que cada professor avaliasse o próprio trabalho e também o das gestoras. Foi montado um roteiro abordando aspectos relativos à organização dos ambientes, ao relacionamento com os pais e à percepção do espírito de equipe e fatores exclusivos da gestão, com perguntas como: "O que nós, gestores, precisamos fazer e não estamos fazendo para ajudá-lo em sala de aula?" Os alunos também opinaram sobre a maneira de os professores agirem e ensinarem e sugeriram melhorias à escola. "Quando não é possível atender aos pedidos, chamamos as turmas e explicamos os motivos", conta a diretora.
O processo engatou e a novidade de 2012 é a organização dos resultados em gráficos e tabelas, a serem exibidos e discutidos na semana de planejamento, no começo de 2013. Maria de Fátima conclui que, para ela, o grande ganho foi no relacionamento com o grupo: "Eu usava o argumento da transparência para fazer críticas, porém não percebia que magoava as pessoas com a minha abordagem. Precisei rever meu papel como gestora e hoje sei que ninguém precisa ouvir ?Você não sabe fazer isso?. É melhor - e mais produtivo - perguntar ?Vamos tentar algo novo? Vamos mudar? Como posso te ajudar?".
Atenção a esses pontos
- Público Todos devem participar. Se a escola for grande, podem ser eleitos representantes dos vários segmentos.
- Tamanho do questionário Quanto mais enxuto, melhor. Até dez questões, no máximo.
- Linguagem Simples e direta, evitando jargões da área da Educação.
- Anonimato Não peça a identificação do respondente para incentivar a sinceridade e resguardar a privacidade. Distribua envelopes-padrão para as respostas e coloque uma caixa em local preservado para recebê-los.
- Prazo para devolução Até dez dias.
- Uso dos resultados Tabular os pontos positivos e negativos, compartilhar os resultados com a comunidade e traçar planos de ação. A algumas demandas, só você poderá atender. Outras vão merecer uma revisão do PPP. Implemente as mudanças - e divulgue-as.
Cinco questionários de avaliação
Para você, diretor
Autoavaliação
Acompanho dados de frequência, evasão, retenção e distorção idade-série, usando-os para definir ou repensar metas e estratégias?
( ) sim ( ) não
Fico atento à quantidade de alunos enviados por professores à diretoria?
( ) sim ( ) não
Que leitura faço desse tipo de prática? ______
Observo o movimento na escola e se há alunos fora das classes nos horários de aulas?
( ) sim ( ) não
Uso os dados das avaliações internas e externas para pensar a proposta pedagógica da escola e discuti-la com meus colegas?
( ) sim ( ) não
Fomento uma cultura voltada à leitura?
( ) sim ( ) não
Como? __________________
Apoio e ofereço condições para a realização das reuniões pedagógicas?
( ) sim ( ) não
Apoio a realização de reuniões do Conselho Escolar, do Conselho de Classe e da Associação de Pais e Mestres e ofereço condições para que elas aconteçam?
( ) sim ( ) não
Volto minha atenção à aprendizagem, impedindo que os processos administrativos se sobreponham a ela?
( ) sim ( ) não
Faço reuniões regulares com toda a equipe e com cada segmento?
( ) sim ( ) não
Peço a opinião de alunos, pais, professores e funcionários antes de tomar decisões?
( ) sim ( ) não
Sei ouvir críticas e levá-las em conta na mudança de minhas práticas e atitudes?
( ) sim ( ) não
Busco junto à Secretaria de Educação o apoio necessário para aprimorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem?
( ) sim ( ) não
Solicito a ajuda do Conselho Tutelar sempre que preciso?
( ) sim ( ) não
Participo da organização e abertura das reuniões de pais, observando-as e analisando a frequência?
( ) sim ( ) não
Busco soluções sustentáveis e ecologicamente corretas?
( ) sim ( ) não
Zelo pela acessibilidade de todos os integrantes da comunidade interna e externa?
( ) sim ( ) não
Sou pró-ativo na busca de recursos e parcerias externas, sem ficar apenas na dependência dos repasses de verbas?
( ) sim ( ) não
Busco uma boa organização dos registros escolares, da documentação da escola e da vida funcional da equipe?
( ) sim ( ) não
Zelo pelo patrimônio escolar?
( ) sim ( ) não
Procuro garantir os materiais básicos a alunos e professores?
( ) sim ( ) não
Busco aprimorar minha formação, participando de cursos, seminários, palestras e de atividades culturais?
( ) sim ( ) não
Para os funcionários
Caro funcionário, sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de responder de forma sincera a esse questionário. Obrigado!
O diretor...
Faz reuniões regulares com os funcionários?
( ) sim ( ) não
Informa a todos sobre os projetos em andamento e pede a colaboração para que eles se realizem?
( ) sim ( ) não
Acompanha a frequência dos funcionários?
( ) sim ( ) não
Valoriza todos os profissionais, do porteiro ao vice-diretor, reconhecendo e promovendo o potencial de cada um?
( ) sim ( ) não
Entende que todos têm um papel importante na aprendizagem dos alunos?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: _________________________________________________
Para professores e coordenadores
Caro colega, suas respostas me ajudarão a melhorar minha atuação como gestor. Conto com suas opiniões e sugestões.
O diretor...
Faz reuniões regulares com a coordenação pedagógica?
( ) sim ( ) não
Garante as condições ideais para a realização dos encontros formativos?
( ) sim ( ) não
Entende a escola como lugar de formação continuada?
( ) sim ( ) não
Busca articulação com a coordenação pedagógica para integrar professores de diferentes áreas e séries?
( ) sim ( ) não
Sabe delegar funções, solicitar ajuda e ouvir críticas?
( ) sim ( ) não
Promove uma gestão democrática e participativa?
( ) sim ( ) não
Age com ética e transparência na condução dos processos educativos e administrativos da escola?
( ) sim ( ) não
Observa e promove as questões de segurança e higiene?
( ) sim ( ) não
Dispensa tratamento igual a todos os profissionais, pais e alunos, fazendo cumprir as regras aprovadas no regimento escolar?
( ) sim ( ) não
Faz cumprir o calendário escolar e o mínimo de 200 dias letivos previstos em lei?
( ) sim ( ) não
Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela?
( ) sim ( ) não
Acompanha a frequência dos professores?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: ________________________________________________________
Para os alunos
Querido aluno! Você quer que a escola fique cada vez melhor? Então responda a essas questões!
O diretor...
Informa a você e seus colegas sobre o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, a importância dessas instâncias e como participar delas?
( ) sim ( ) não
Abre as portas da diretoria para que as turmas deem sugestões e opiniões sobre as atividades e os projetos?
( ) sim ( ) não
Circula pelos ambientes da escola e conversa com você e seus colegas?
( ) sim ( ) não
Garante uma escola bonita, agradável e limpa para todos?
( ) sim ( ) não
Promove brincadeiras e atividades de leitura e esportivas nas horas de intervalo?
( ) sim ( ) não
Permite que você e seus colegas tenham acesso a computadores, livros, laboratórios e demais equipamentos da escola?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: _____________________________________________________
Para a família
Caros pais, preciso da sua opinião para melhor atendê-los. Por favor, respondam ao formulário e depositem-no na caixa que se encontra na secretaria da escola.
O diretor...
Promove reunião de pais em horários adequados à sua rotina?
( ) sim ( ) não
Informa a comunidade sobre os projetos da escola e convida todos a colaborar?
( ) sim ( ) não
Divulga o Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres e como participar deles?
( ) sim ( ) não
Usa os murais da escola para mostrar o trabalho dos alunos e convidar para eventos?
( ) sim ( ) não
Leva em consideração a cultura da comunidade no projeto educativo da escola?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: _____________________________
Quer saber mais?
CONTATOS
EE Professora Maria Hermínia Alves, tel. (65) 3649-8067
EMEF Basílio Miguel dos Santos, tel. (94) 3324-4063
EMEIF José Carlos de Pinho, tel. (85) 3452-1881
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