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Integração dos servidores é chave do sucesso em Almenara

Como a secretaria de educação de Almenara, em Minas Gerais, investe em registro e controle para acompanhar as ações de gestão

Equipe da secretaria de Educação de Almenara posa para fotos após reunião de planejamento   Foto: Acervo pessoal

A secretaria de educação de Almenara, em Minas Gerais, descreve abaixo como passou a fazer o monitoramento de informações gerenciais no setor pedagógico e administrativo para melhoria dos indicadores educacionais. Esta experiência foi uma das dez finalistas da Ação de Reconhecimento do Conviva em 2017.

 

Veja a seguir o texto publicado originalmente na plataforma Conviva:

“Apesar de contar com uma rede com mais de 5 mil alunos e 38 escolas municipais, sendo dessas 25 escolas do campo, o município não possuía nenhum sistema de registro, controle e gestão educativa que permitisse acompanhar os avanços, melhorias e entraves para o pleno desenvolvimento da secretaria municipal de educação. Sistemas de informação são a base de qualquer processo que envolva a Gestão Pública, pois é por meio da informação que os gestores avaliam e identificam as oportunidades e as ameaças. Logo, o principal entrave desta municipalidade se faz em virtude de não possuir e não implementar uma ação conjunta de fortalecimento e controle para melhoria das ações educativas e assim otimizar os recursos da educação em prol da qualidade educacional.

A atual gestão da SME passou a estudar e a aperfeiçoar os saberes relacionados à Plataforma Conviva, suas questões atuariais para a educação e para o processo de construção de uma gestão eficaz e eficiente. Após o conhecimento foram direcionados a cada gestor escolar e gestor de área da SME acesso ao Sistema para que pudessem realizar o acompanhamento e assessorar as escolas municipais no desenvolvimento de suas ações. Após o direcionamento das ações, a SME acompanha a inserção das informações com vistas a otimizar sempre o trabalho pedagógico e garantir o direito de aprendizagem do aluno. Ressaltamos que o acompanhamento se faz de forma integrada, relacionando-se os diferentes sujeitos aos processos de gestão educacional, além da promoção do estudo diretivo e suas potencialidades para o processo educativo.

Após os momentos de discussões competiu-se a necessidade de formação continuada para inserção de dados, identificando quais informações deveriam ser inseridas em cada ferramenta e onde localizá-las. A formação ocorreu com Secretários e Diretores escolares, no qual foram discutidos a importância da plataforma e como isso pode sistematizar o trabalho da escola, auxiliando o gestor escolar, aos supervisores e ao próprio serviço de Secretaria. Houve também formação com servidores da Secretaria Municipal de Educação para definição das estratégias para operacionalização e otimização da plataforma. As escolas iniciaram a inserção das informações de alunos e professores. A Secretaria Municipal de Educação responsabilizou-se por inserção de dados voltados a projetos, programas, planos de ação, transporte escolar, receitas e despesas e outros assuntos correlatos.

Ao reunir em um só ambiente um sistema que integre a gestão escolar e a gestão da rede municipal nas suas diversas áreas de atuação, vê-se logo um sinônimo de inovação. Além disso, a gratuidade da Plataforma para os municípios, que vivem atualmente uma crise financeira tendo que garantir direitos sem ampliação das receitas, é outro sinal inovador deste ambiente.

As ações estão em andamento, mas já vemos resultados. Conhecemos diversos programas educacionais, estamos mais atualizados com relação ao quadro de servidores  e também ao cumprimento das metas do Plano Municipal, como com a ampliação das matrículas na educação infantil. Observou-se também que o gerenciamento da plataforma possibilita a integração dos servidores e setores, pois permite que os dados de um determinado setor possam ser utilizados por outros para a condução de suas políticas educacionais. Isso ocorre, por exemplo, com a realização de Plano de Atendimento para 2018 que fora configurado partindo-se das informações inseridas pelas escolas na Ferramenta Escola e Matrículas. Utilizando-se a ferramenta Convênios observou-se a possibilidade de acompanhar a implementação de ações ou mesmo renovar convênios através de termos aditivos. A Plataforma também está possibilitando a equipe da Secretaria Municipal de Educação o acompanhamento de atos administrativos por parte do poder público municipal como Leis, Decretos, entre outros que podem servir de base para os diversos setores da SME como também a troca de experiências entre os diversos municípios. A troca de experiências permite aos municípios integrarem políticas na busca da construção de um sistema estadual ou nacional de educação que possibilite aos entes federativos acompanharem com sucesso a implementação de políticas públicas educacionais. Salientamos que entendemos como avanço os resultados obtidos, apesar do curto espaço de tempo, pois ao dimensionarmos a rede municipal e aos entraves nas políticas e ações educacionais, entendemos que o uso da Plataforma Conviva permitirá, quando plenamente implementada, sucesso na educação municipal de Almenara.”

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar.

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.