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Melhorias no espaço trazem resultados na aprendizagem em João Pessoa

Como a secretaria de educação de João Pessoa, na Paraíba, organizou os espaços físicos de suas escolas para melhoria da aprendizagem

Maria América Assis de Castro e Suenya Karla Soares de Farias, da equipe da secretaria de Educação de João Pessoa, na Paraíba   Foto: Reprodução/Conviva

A secretaria de educação de João Pessoa, na Paraíba, descreve abaixo como organizou os espaços escolares para melhoria dos indicadores educacionais. Esta experiência foi uma das dez finalistas da Ação de Reconhecimento do Conviva em 2017.

 

Veja a seguir o texto publicado originalmente na plataforma Conviva:

"Atualmente busca-se tornar o aprendizado mais prazeroso, mais lúdico, utilizando-se outros ambientes para auxiliar no ensino dos conteúdos. Dessa forma é importante desenvolver projetos e propostas que levem em consideração os espaços físicos. A Secretaria de Educação já possuía uma Assessoria de Adequação dos Espaços Escolares, mas havia ausência de um sistema que reunisse todas essas informações, pudesse auxiliar na elaboração diagnósticos precisos dos problemas existentes e agilizar no atendimento das demandas das necessidades das escolas a fim de garantir os padrões mínimos de qualidade.

Após uma leitura preliminar do questionário disponibilizado pelo CONVIVA na ferramenta de Espaços Escolares, verificou-se a necessidade de melhorar a forma como as informações eram coletadas. Verificou-se que era possível utilizar as informações para adequar o uso dos ambientes ou criar outros que não existiam e eram imprescindíveis para a comunidade escolar. Foi elaborado um cronograma de visitas às escolas junto ao setor de transporte e informado aos gestores a data da visita para aplicação do instrumento.

Foram realizadas visitas à uma unidade de ensino aplicando o instrumento e ouvindo gestores, especialistas, professores e alunos e posteriormente, já com os dados coletados, retornamos a Secretária para a inserção dos dados no sistema CONVIVA. Feito o diagnóstico dos problemas, iniciou-se a análise dos ambientes para conferir quais estavam sendo utilizados de forma efetiva, quais precisavam de intervenções e quais poderiam ser adicionados. Paralelo a isso, foi feito o levantamento do mobiliário existente na escola para detectar quais estavam em condições de uso e a real necessidade de aquisição de novos equipamentos. Juntamente com a reforma realizada na escola, foi feito o reordenamento dos ambientes, com a criação da sala de vídeo e da sala de artes e a melhoria da biblioteca, do refeitório, dos laboratórios de informática e ciências. Foram feitas propostas de layouts para todos os espaços, tornando-os mais flexíveis e gerando menos desafios corporais. O mobiliário e equipamentos necessários para o bom funcionamento da escola foram adquiridos e instalados em todos os ambientes. Com a ajuda dos professores e alunos os laboratórios e sala de artes ganharam caras novas, com a seleção de materiais para exposição e pinturas feitas pelos alunos. A parceria entre a equipe técnica da Secretaria de Educação e o corpo acadêmico da escola foi importante para o desenvolvimento da ação.

O CONVIVA ajudou a melhorar a forma como esses dados eram coletados, ampliando os itens a serem analisados. Com a criação de um banco de dados, pôde-se gerar relatórios mais verídicos das escolas, com dados específicos de cada ambiente, bem como relacionar os itens existentes nas unidades e quais seriam necessários adquirir para melhorar a prática educativa. Possibilitou maior interação dos setores da secretaria, tornando o trabalho mais eficiente. Outro ponto importante é o acesso rápido às informações colhidas, que pode ser feito de qualquer lugar, através de um computador, sem fazer uso de formulários impressos.

A ação realizada resultou positivamente na vida acadêmica daquela unidade de ensino. Ambientes transformados com a identidade dos alunos, criação de novos espaços para a prática das disciplinas fez surgir estudantes interessados e comprometidos, bem como, profissionais motivados e dispostos a desenvolver novas práticas pedagógicas. Outro ponto importante foi a interação entre a equipe técnica da Secretaria de Educação e a comunidade escolar. Com os diagnósticos dos problemas das escolas pode-se fazer melhor uso do dinheiro público. Já existe um planejamento para que, brevemente, outras escolas sejam contempladas de forma efetiva com as melhorias necessárias para a qualidade da educação."

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.