Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como promover uma goleada de cidadania na sua escola

Como um projeto sobre a Copa do Mundo pode levar conhecimento e desenvolver cooperação dentro e fora da escola

POR:
Marlucia Brandão
Desfile de bandeiras no lançamento do Projeto Copa e Cidadania, promovido pela EMEIEF Boa Vista do Sul, no Espírito Santo    Foto: Acervo pessoal

Quem disse que mesmo sem quadra ou um ginásio coberto não podemos viver o espírito da Copa?

Acredito muito no trabalho em equipe. Só conseguimos idealizar um projeto multidisciplinar com professores comprometidos e com o apoio de todos os atores da escola, principalmente da família, pois é imprescindível que todos acreditem e se empenhem no processo.

LEIA MAIS   Copa do Mundo: tem aula em dia de jogo do Brasil. Como fica?

Sabemos que o futebol é um esporte envolvente, que mexe com a maioria das pessoas e a Copa do Mundo agrega essa magia contagiante, que confraterniza todos os povos do mundo. Todos passam a ser técnicos, jogadores e árbitros e aqui em Marataízes, no Espírito Santo, não seria diferente.

LEIA MAIS   Guias da Base: entenda o que são Competências Gerais

Em conversa com os professores de Educação Física e os pedagogos dos turnos, começamos a desenhar um projeto que pudesse ligar a Copa às demais disciplinas. Foi muito bom ver as ideias ganharem forma! Melhor ainda foi compartilhar a ideia e viver o momento em que todos os professores começam a dar sua contribuição para que o projeto passe a ser de todos dentro da escola. Assim nasceu o Projeto Copa e Cidadania na EMEIEF “Boa Vista do Sul” em Marataízes.

LEIA MAIS   Como organizar sua escola para a Copa do Mundo

As 16 turmas da escola foram “invadidas” pelos 32 países que disputam a Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia. Através de um sorteio, cada série pode “abraçar” dois países para aprender sobre sua geografia, história, cultura, culinária, língua e curiosidades.

Cartaz do Projeto Copa e Cidadania, promovido pela EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes, no Espírito Santo    Foto: Acervo pessoal

A diretora Marlucia Brandão com as pedagogas Jussimara e Mariza no lançamento do Projeto Copa e Cidadania. Jussimara cuidou do som para o evento e Mariza veio de outro município para participar do evento   Foto: Acervo pessoal

Cerimônia de abertura do Projeto Copa e Cidadania, promovido pela EMEIEF Boa Vista do Sul   Foto: Acervo pessoal

Alunos da EMEIEF Boa Vista do Sul durante a cerimônia de abertura do Projeto Copa e Cidadania    Foto: Acervo pessoal

Alunas dançam Aquarela do Brasil na cerimônia de abertura do Projeto Copa e Cidadania, promovido pela EMEIEF Boa Vista do Sul   Foto: Acervo pessoal

Times de futebol da EMEIEF Boa Vista do Sul e da Escola de Jaqueira, que disputaram partida no lançamento do Projeto Copa e Cidadania   Foto: Acervo pessoal

Com a ajuda de todos na escola, nós confeccionamos as 32 bandeiras em tecido! Uma de nossas auxiliares de serviços gerais costurou todas as bandeiras e nós ajudamos nos retoques. Foi uma verdadeira festa!

No dia da abertura do torneio, fizemos a nossa própria abertura do Projeto Copa e Cidadania em um campinho particular próximo à escola. A Secretaria de Educação disponibilizou os ônibus e assim pudemos levar alunos, funcionários, professores, coordenadores, enfim toda escola para viver esse momento inesquecível.

A cerimônia contou a entrada das 32 bandeiras carregadas por alunos de todas as séries. Uma vez reunidos, entoamos o Hino Nacional e contamos com uma apresentação artística das alunas do Fundamental 2 dançando “Aquarela do Brasil”, composição de Ary Barroso na voz de Gal Costa. Em seguida, o secretário Municipal de Educação, Evaldo Batista da Silva, foi convidado a dar o chute ao gol, como forma de oficializar a abertura do projeto. Depois tivemos um amistoso com um time da Escola de Jaqueira de Presidente Kennedy, município vizinho.

Mais do que vitórias nos campos de futebol espalhados pelo mundo todo, queremos a vitória de cada aluno da escola de “Boa Vista do Sul” e de todas as escolas espalhadas pelo Brasil.

O espírito de alegria e de confraternização tem que mover os nossos corações, propiciando o envolvimento de todos os atores da escola, e promovendo a inclusão dos nossos alunos.

Sinto uma alegria muito grande em dizer que a escola na qual sou gestora tem conseguido realizar projetos envolventes, pois priorizamos o trabalho em equipe e estamos abertos à colaboração. É assim que o solo da escola pública se torna fértil, capaz de transformar a vida de todos que dela fazem parte – alunos, docentes, família e comunidade.

 

Um forte abraço,

 

Marlucia Brandão é diretora da EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes-ES, desde 2016, e professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística Aplicada ao Português, Psicopedagogia Institucional e Ciências da Educação. Deu aulas em todas as etapas, da alfabetização à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi Secretária de Educação de Marataízes entre 2011 e 2012. Ela faz parte da rede Conectando Saberes, da Fundação Lemann.

O secretário municipal de Educação, Evaldo Batista da Silva, foi convidado a dar o chute ao gol, como forma de oficializar a abertura do Projeto Copa e Cidadania   Foto: Acervo pessoal

.

 

Aprofunde sua leitura