Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Formação: 4 sites para trocar experiências com professores

Plataformas abrem espaço para professores apresentarem seus projetos e também aprenderem com as práticas dos colegas

POR:
Porvir *
Sites oferecem espaço para que educadores possam compartilhar experiências e aprender com os colegas   Foto: rawpixel/Unsplash

É comum ouvir de professores que o dia a dia da sala de aula é um trabalho solitário. Muitos estudos associam essa percepção ao fato deles passarem grande parte da sua jornada sozinhos e com pouco contato com outros integrantes do corpo docente. Mas ainda bem que existe a internet para promover o intercâmbio de ideias e a avaliação de atividades em sala de aula. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de sites que abrem espaço para educadores compartilharem suas experiências e aprenderem com as práticas desenvolvidas pelos colegas. Confira:

LEIA MAIS   Como as Competências Gerais da BNCC se refletem no PPP e currículo da escola

Diário de Inovações
Com a proposta de criar um espaço para que professores compartilhem experiências, a seção Diário de Inovações, criada pelo Porvir, publica relatos semanais de educadores de diferentes regiões do país que estão inovando na sala de aula. Da educação infantil ao ensino superior, seção traz mais de 150 relatos inspiradores de projetos que foram aplicados em diferentes disciplinas.

Para ter o seu relato publicado, o professor precisa preencher um formulário online e escrever um depoimento em primeira pessoa. O texto pode ser guiado por algumas perguntas: O que você faz de inovador em sala de aula? Por que a sua prática é considerada inovadora? O que te motivou a buscar essa inovação? Que diferença você observou na vida dos seus alunos depois que começou a desenvolver esse trabalho?

Entretanto
Desenvolvida pela Pearson, a plataforma Entretanto estimula que educadores de todo o país possam se inspirar e compartilhar experiências. Além de publicar artigos de professores, ela apresenta pesquisas e estudos sobre temas relevantes para a educação.

Após fazer um cadastro gratuito, os professores podem enviar o seu texto ou vídeo. A publicação depende de uma aprovação do Comitê Editorial Pearson, que leva em conta alguns critérios para garantir que o material possa contribuir com outros educadores.

Diversa
Com o apoio de uma comunidade formada por 5 mil integrantes em todo o Brasil e no mundo, a plataforma Diversa compartilha conhecimento e experiências sobre educação inclusiva. A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Rodrigo Mendes.

Para compartilhar sua experiência, os educadores devem preencher um formulário. Na página, além de incluir um relato em texto, eles podem compartilhar imagens e vídeos.

Escola Digital
A plataforma Escola Digital, que reúne recursos digitais de aprendizagem e classifica os conteúdos de acordo com vários critérios, como disciplina e ano escolar, também possui uma área para compartilhar experiências de professores que estão trabalhando com as ferramentas que disponibilizamos no site.

Depois de preencher um breve formulário, os professores podem contar suas experiências com os recursos digitais utilizados e compartilhar práticas para inspirar outros colegas.

* Reportagem originalmente publicada no Porvir

Aprofunde sua leitura