Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
05 de Setembro de 2018
5 4 3 2 1

Currículos de referência estadual estão abertos a consultas públicas

Primeiras versões dos currículos estão prontas e, em quase todos os estados, todos podem dar contribuições e sugerir alterações

Foto Getty Images

As primeiras versões dos currículos estaduais já estão prontas. Os documentos foram revistos por estados e municípios (leia mais aqui sobre Regime de Colaboração) a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2017 (leia mais aqui sobre Gestão Pedagógica). Para que todos possam dar suas contribuições e sugerir alterações, estão ocorrendo consultas públicas em quase todos os estados e o cronograma é definido em cada estado, sendo que alguns encontros já foram realizados em julho e agosto.

A participação das secretarias municipais no processo é essencial, assim como a participação da comunidade escolar (professores, coordenadores pedagógicos, diretores), estudantes, conselhos escolares e sociedade civil para que os documentos tenham a autoria de todos e atendam às especificidades regionais. Por isso, informe-se na Undime de seu estado ou na secretaria estadual sobre a consulta pública no seu estado e faça uma ampla mobilização no município!

E, para mais informações, o Movimento pela Base Nacional Comum preparou materiais que podem apoiar as secretarias municipais nesse período de consultas públicas. Veja abaixo.

Materiais práticos, de uso em palestras com escolas e divulgação para a comunidade:

Aqui você encontra apresentação em Power Point para ser utilizada nas escolas esclarecendo o que é a BNCC, arquivo com respostas para perguntas frequentes, release para imprensa, boas práticas para contribuir nas consultas e cards para divulgação no Facebook, Whatsapp e outras redes sociais. (clique aqui para acessar e baixar os arquivos).

Reportagem com orientações sobre o assunto:

Clique aqui e saiba sobre a plataforma elaborada pelo Ministério da Educação para as consultas e veja sugestões do que levar em consideração neste momento, como contextualização, desenvolvimento integral, interdisciplinaridade e complementação.

Lembre-se: após cada secretaria ter seu documento curricular, será a hora de elaborar os Projetos Político-Pedagógicos, como você pode assistir abaixo no vídeo do Conviva:

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br. Se você trabalha em uma secretaria de educação, cadastre-se!

Assuntos Relacionados