Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

Saiba mais sobre o Programa Escola do Adolescente

O programa tem como foco o apoio para as turmas de 6 º ao 9 º anos

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Programa Escola do Adolescente tem como objetivo promover a melhoria da aprendizagem dos estudantes da última etapa do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Para isso, o programa atua na aproximação com os adolescentes, na formação de gestores e professores, no fortalecimento da gestão pedagógica e no apoio diferenciado para escolas vulneráveis. As secretarias municipais que aderiram ao programa já estão com sistema liberado para suas escolas.

No vídeo gravado com o Ministério da Educação (MEC) especialmente para o Conviva, veja as explicações de Aricélia Ribeiro do Nascimento, coordenadora geral do ensino fundamental, Leonardo Pedreira, da diretoria de currículos e educação integral e Bruna Caruso, diretoria de formação dos profissionais da educação básica.

Os pontos ressaltados por essa equipe foram:

- os dados da educação básica que impulsionaram a criação do programa;

- os programas criados pelo MEC para outras etapas da educação básica;

- as ações e inovações trazidas pelo programa Escola do Adolescente para os diferentes interlocutores: estudantes, professores e gestores;

- o prazo e a forma de adesão para as secretarias e as escolas;

- não há repasse de recursos para as secretarias, exceto para as 13 mil escolas prioritárias que já fazem parte do Novo Mais Educação.

Assista:

“Este é um marco muito importante para olhar as adolescências, diversidades e singularidades dos sujeitos que frequentam a escola. Assim como os outros programas do Ministério, está ancorado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz Aricélia.

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar 

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.